Lutas

Trabalhadores da Lactogal marcam greve por melhores salários

21 de outubro 2024 - 15:22

Para além da questão dos rendimentos, a empresa que detém as marcas Agros, Matinal, Mimosa, Primor e Vigor é acusada de “prática generalizada de assédio” e “oposição e pressão sobre pais e mães trabalhadores que usufruem ou indiquem intenções de usufruir dos seus direitos relativos à parentalidade”.

PARTILHAR
Lactogal
Lactogal. Foto do SINTAB.

Em comunicado, o SINTAB informa ter sido entregue um pré-aviso de greve para o próximo dia 30 na Lactogal depois dos trabalhadores terem afluído “em massa” e votado “em unanimidade” por esta forma de luta num plenário realizado no passado dia 11 de setembro na unidade da empresa em Oliveira de Azeméis.

Esta empresa detém as marcas Agros, Matinal, Mimosa, Primor e Vigor.

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal reclama da “inexplicável irredutibilidade da Administração em negociar o caderno reivindicativo apresentado” e explica que esta “foi descartando” quatro sugestões de reunião que lhe foram apresentadas e só contrapôs uma proposta já depois de ter recebido o pré-aviso de greve.

Do caderno reivindicativo dos trabalhadores, apresentado já em julho, fazem parte aumentos salariais intermédios que garantam o mínimo de 150€ para todos este ano, ajustamento de salários para “promover a igualdade salarial em cada função, nivelando todos ao salário mais favorável praticado”, valorização do trabalho noturno e por turnos, atualização do subsídio de frio que tem o mesmo valor desde há 20 anos, re-implementação das diuturnidades e das pausas praticadas anteriormente nos setores de trabalho em condições adversas.

Há ainda queixas de “prática generalizada de assédio nos locais de trabalho” e de “oposição e pressão sobre pais e mães trabalhadores que usufruem ou indiquem intenções de usufruir dos seus direitos relativos à parentalidade”.

No dia da manifestação, para além dos piquetes, haverá uma concentração dos trabalhadores à porta da fábrica.