Trabalhadores da Amtrol-Alfa em luta contra degradação dos salários

14 de fevereiro 2024 - 13:04

Nos dias 15 e 20 de fevereiro, os trabalhadores da Amtrol-Alfa, em Guimarães, vão estar concentrados em frente à empresa entre as 8h e as 14h. Lutam por melhores salários e pela contratação coletiva.

Fotografia: Fiequimetal

Em comunicado, a  Comissão Sindical da empresa Amtrol-Alfa afirma que está em causa a luta por “melhores salários e melhores aumentos” acrescentando que “não aceitamos nem concordamos que a empresa promova e alinhe na estratégia da uma aproximação do salário mínimo nacional aos restantes salários, criando o salário único na classe operária”.

Os trabalhadores contestam também o facto da empresa “não aceitar nem se disponibilizar para negociar as propostas reivindicativas de 2024”, pretendendo ainda manifestar o seu descontentamento quanto às “políticas adotadas pela empresa nos últimos seis anos, que aposta na desvalorização das categorias profissionais e dos salários de grau superior”.

A Comissão Sindical da empresa refere ainda que as ações de luta também visam reivindicar do Governo “medidas no sentido de promover a contratação coletiva e que imponha atualizações dignas nas tabelas salariais em todos os graus”.

As ações de luta decorrem nos dias 15 e 20 de fevereiro; os trabalhadores estarão em luta em frente às instalações das empresa, entre as 8h e as 14h.

Sediada em Brito, Guimarães, a Amtrol-Alfa foi inaugurada em 1962, então com o nome Petróleo Mecânica Alfa. Em 2017, a empresa foi adquirida pela Worthington Industries, empresa líder do setor de produção de cilindros na América do Norte. A Amtrol Alfa exporta para mais de 100 países, produz mais de 110 milhões de cilindros anualmente e tem a capacidade de produção diária de 25 mil cilindros.