Tempestade no Mediterrâneo arrasa cidade líbia

12 de setembro 2023 - 15:29

O líder do governo que controla o leste da Líbia fala em mais de dois mil mortos apenas na cidade de Derna após a passagem da tempestade Daniel, que já tinha deixado um rasto de morte e destruição na Grécia.

PARTILHAR
Destruição na cidade de Derna, no leste da Líbia
Destruição na cidade de Derna, no leste da Líbia. Imagem Libya Al Ahrar TV

A tempestade que na semana passada atingiu a Grécia, provocando 18 vítimas mortais, abateu-se no domingo sobre o leste do território líbio.

A cidade de Derna, com uma população de cerca de cem mil habitantes, foi atingida pela catástrofe quando a intensidade das chuvas torrenciais levou ao colapso de duas barragens, inundando o território e arrasando vários bairros. A destruição de estradas e pontes deixou a cidade isolada.

"Depois de o sol ter nascido [na manhã de segunda-feira], muitas ruas da cidade estavam destruídas. Os habitantes viram cadáveres a flutuar na água", contou o jornalista local Jawher Ali à Al-Jazeera.

Ossama Hamad, o líder do governo que controla aquela região líbia, afirmou que há "mais de dois mil mortos e vários milhares de desaparecidos" apenas na cidade de Derna, que se encontra sem eletricidade ou comunicações. Um porta-voz do exército indicou que o número de desaparecidos pode chegar aos seis mil, enquanto o Crescente Vermelho fala em dez mil desaparecidos na região afetada pela tempestade.

A coordenadora da ajuda humanitária da ONU na Líbia, Georgette Gagnon, apelou ao envio urgente de ajuda para aquela região.