Stellantis continua em layoff mas funcionários trabalham domingos seguidos

A Stellantis (antiga PSA) em Mangualde, mesmo em layoff continua em alta atividade, situação que é “esgotante para os trabalhadores”. Artigo publicado em Interior do Avesso
Stellantis, Mangualde - Foto facebook

Neste momento é ainda provável que brevemente os trabalhadores comecem a laborar todos os sábados e domingos por se prever um aumento de atividade na fábrica de componentes automóveis.

Situação que, segundo a fonte, “é esgotante para os trabalhadores. A empresa está a fazer produtividade quando deviam contratar mais trabalhadores”.

Também os grevistas, que em 2019 contestaram o sistema de bolsa de horas, continuam a ser perseguidos, sendo mudados de setor como forma “de castigo”, apesar de precisarem destes profissionais nos seus sectores, uma vez que são contratados “colaboradores não especializados a fazer o lugar de trabalhadores com categoria profissional especializados”.

Isto embora, em junho de 2021, o SITE Centro-Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente) tenha ganho um caso no Tribunal de Trabalho de Viseu, em que “ficou claro que a empresa [então PSA Mangualde], com as medidas que colocou em prática durante a greve, violou objetivamente” um direito que é constitucional.

Artigo publicado em Interior do Avesso

Termos relacionados Sociedade