Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis convocam greve para 23 de março

09 de março 2018 - 15:20

A Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis (FESETE) convocou um “dia de luta setorial” para o dia 23 de março, com greve e paralisações em prol da “valorização do trabalho” e do aumento do salário mínimo.

FESETE quer paralisar o setor para exigir melhorias.
Fotografia de Paulete Matos

Isabel Tavares, coordenadora da coordenadora da direção nacional da FESETE (Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores Têxteis), que representa os setores dos lanifícios, vestuário, calçado e peles, deixou um “sério aviso” ao governo: irá "recorrer a todas as formas de luta no sentido de rechaçar qualquer iniciativa que vise mais ataques aos direitos dos trabalhadores e ao trabalho com direitos".

Segundo explicou, as negociações com as associações de patronato estão bloqueadas e registam-se recuos: "Além de não avançarem, há retrocessos, propostas de retirada de direitos. A questão mais problemática prende-se com os salários". Para mais, os patrões "não querem sair do salário mínimo nacional ou de valores muito lá perto", sendo essa a "principal barreira, associada à falta de condições no local de trabalho, a pressões sem contrapartida, horários desregulados", entre outras questões.

O salário mínimo subiu no início do ano para os 580 euros, e a FESETE avança para que haja um compromisso para os 600. Assim, o “compromisso de intervenção e luta" prevê "esclarecimento, mobilização, envolvimento dos trabalhadores, defesa da contratação coletiva, desenvolver e intensificar a luta nos locais de trabalho, avançar com cadernos reivindicativo nas empresas, combater o assédio moral e a opressão".