Está aqui

Sindicato dos Jornalistas apela à participação na Greve Geral

O Sindicato dos Jornalistas, que já apresentou um pré-aviso de greve, como “forma de contribuir para a unidade de todos os trabalhadores para travar a marcha que leva o país à destruição e à pobreza” apela à mobilização de todos os jornalistas. Presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais sublinha que não há dúvidas da justificação desta greve.
Foto do Sindicato dos Jornalistas.

Em comunicado, o Sindicato dos Jornalistas (SJ) sublinha que “a convocação de uma greve geral, para o próximo dia 27 de junho, pelas duas centrais sindicais e por um conjunto de sindicatos, evidencia um amplo consenso no movimento sindical quanto à necessidade de fazer o Governo inverter a marcha da destruição da economia, do abismo social e do empobrecimento do país”.

“A cada dia que passa, a crueza das estatísticas mostra bem a crueldade dos resultados da política de austeridade severa, abusiva e desumana que o Governo continua a impor aos trabalhadores, aos reformados e pensionistas, aos doentes, às pequenas e médias empresas, aos comerciantes, aos pequenos e médios agricultores e aos jovens sem futuro”, refere a estrutura sindical, salientando que “os jornalistas não são apenas testemunhas e observadores deste quadro”.

“Como trabalhadores sentem diretamente na pele a degradação das condições em empresas de comunicação social e o agravamento das condições económicas e sociais que, como os restantes trabalhadores, também os atingem”, avança.

No pré aviso de greve, o SJ exige “um novo rumo para o país, incluindo a renegociação da dívida, a promoção e a valorização do emprego, a efetiva garantia de trabalho com direitos e com dignidade e o acesso pleno à Educação e Cultura, à Saúde e à Proteção Social”.

Não há dúvidas da justificação desta greve

Num artigo de opinião publicado no Correio da Manhã, o presidente do Sindicato dos Funcionários Judiciais destaca que “são muitos os motivos que justificam esta greve”.

“Nunca assistimos a tão violento ataque aos direitos de quem trabalha e às funções sociais do Estado como o que tem sido feito por este governo! E sempre numa atitude de afronta, arrogância e provocação”, avança Fernando Jorge, sublinhando ainda que o executivo de Pedro Passos Coelho conta com o beneplácito de Cavaco Silva.

“Alguém tem dúvidas da justificação desta greve? Só se forem aqueles que sistematicamente criticam, criticam, mas ficam sempre à espera que os outros lutem e se sacrifiquem pelos direitos de todos”, escreve o representante do Sindicato dos Funcionários Judiciais, apelando à participação na Greve Geral.

Termos relacionados Greve Geral 27 junho 2013, Sociedade
(...)