Semedo acusa governo de partidarizar o BES

05 de julho 2014 - 19:05

Coordenador do Bloco de Esquerda diz que governo e Banco de Portugal trocaram, no BES, “a família Espírito Santo pela família laranja do PSD" e critica “a confusão entre política, a finança e os negócios".

PARTILHAR
"O BES é hoje um banco verde por fora e laranja por dentro". Fotomontagem de Luís Branco
"O BES é hoje um banco verde por fora e laranja por dentro". Fotomontagem de Luís Branco

O coordenador nacional do Bloco de Esquerda João Semedo acusou este sábado o governo de Passos Coelho de ter partidarizado o BES, referindo-se às notícias da escolha do economista Vítor Bento para presidir à administração do banco.

"O governo não nacionalizou o BES, o governo partidarizou o BE. O BES é hoje um banco verde por fora e laranja por dentro", afirmou João Semedo, numa iniciativa do Bloco de Esquerda-Madeira sobre ‘O Estado do país e da região' que decorreu este sábado no Funchal.

O BES é hoje um banco verde por fora e laranja por dentro", afirmou João Semedo.

Para Semedo, esta escolha será equivalente a uma troca: "o governo e o Banco de Portugal trocaram, no BES, a família Espírito Santo pela família laranja do PSD".

Lembrando o exemplo do BPN, o deputado do Bloco considerou que "a nova administração são pessoas da estrita confiança do governo, do Presidente da República e da família PSD", uma repetição da “confusão entre política a finança e os negócios".

João Semedo reprovou a repetição, "com esta insistência, do mesmo tipo de solução" para a banca, recordando aquilo que foi "a aventura de dirigentes e altos responsáveis do PSD quando administraram o BPN".