Está aqui

Segurança Social indefere pedidos de apoio sem base legal, alerta Provedoria

A Segurança Social estará a exigir requisitos não previstos na lei para a atribuição dos apoios extraordinários para trabalhadores independentes com quebra de atividade. A Provedoria da Justiça alertou a Segurança Social a 10 de julho, mas o problema mantém-se até ao momento.

A Segurança Social estará a indeferir apoios a trabalhadores independentes que sofreram quebra de atividade colocando requisitos que não estão previstos na lei, denunciou a Provedora da Justiça numa carta entregue ao presidente do Instituto da Segurança Social, Rui Fiolhais, no passado dia 10 de julho, noticia o jornal Público.  

Na missiva, Maria Lúcia Amaral refere que estará a ser exigido aos trabalhadores independentes terem pago a contribuição social no mês anterior ao mês da quebra, um requisito que não está previsto na lei e que motivará os indeferimentos.

Noutros casos, os pedidos de apoio estarão a ser indeferidos com explicações vagas.  “Foram confrontados com um projeto de decisão de indeferimento com fundamentos como ‘não cumpre a condição de acesso ao apoio’ ou ‘trabalhador não é TI [trabalhador independente] exclusivo’”, apesar da Segurança Social não dar qualquer razão específica para sustentar essa avaliação.

Ainda mais grave, chegaram à Provedoria várias queixas de beneficiários que, “apesar de terem visto deferido o apoio para o mês de Maio, viram agora, inexplicavelmente, proferida a decisão de indeferimento do apoio para o mês de Junho, sendo certo que a falta de fundamentação os impede de perceber o motivo para estas inusitadas decisões”.

No ofício de julho, a Provedoria alerta que, não obstante o site da Segurança Social referir que o apoio “depende ainda da existência de obrigação contributiva no mês imediatamente anterior ao mês do impedimento para o exercício da actividade”, essa condição "não resulta da lei”, logo, não pode ser razão para não atribuir o apoio.

O alerta da Provedoria não parece ter sido ouvido pela Segurança Social, que mantém a informação errónea no site do Instituto mais de um mês após o ofício ter sido entregue.

Em declarações à TSF, Daniel Carapau, dos Precários Inflexíveis, considera que "a Segurança Social não está a cumprir com a lei e está a barrar o acesso aos apoios extraordinários". "É óbvio que o Governo deveria reagir a este despacho da provedoria de justiça. E acrescenta que a Segurança Social está "deliberadamente a criar dificuldades" para quem procura apoios que estão situados "entre os 200 e os 600 euros".

O diploma que define o apoio extraordinário aos trabalhadores independentes estipula, no artigo 26.º, que o trabalhadores será elegível se “sujeito ao cumprimento da obrigação contributiva em pelo menos três meses seguidos ou seis meses interpolados há pelo menos 12 meses”, relembra a Provedoria da Justiça, não havendo qualquer menção a este requisito no site da Segurança Social.

Em declarações ao jornal Público, o provedor-adjunto explica que “basta que o trabalhador independente, encontrando-se com actividade aberta à data do requerimento, tenha tido três meses seguidos ou seis interpolados no período dos 12 meses anteriores com obrigação contributiva para que lhe possa ser reconhecido o direito ao apoio em causa”.

Por isso, a Provedoria avisa que não só a Segurança Social não pode continuar a interpretar a lei desta forma como está obrigada a rever “todas as decisões de indeferimento que foram proferidas com esse fundamento”, bem como a retificar “a informação que consta” no site do instituto.

A Provedoria relembra que esta situação se arrasta, em alguns casos, há quase três meses, com trabalhadores independentes sem acesso aos apoios a que têm direito e, por isso, “forçados a sobreviver recorrendo a ajudas de familiares, amigos ou de instituições da sociedade civil”.

O provedor-adjunto Cardoso da Costa explica que o Código do Procedimento Administrativo obriga um organismo público a fundamentar qualquer indeferimento. “É garantia constitucional do nosso Estado de Direito Democrático a fundamentação expressa e acessível dos atos administrativos que afetem direitos ou interesses legalmente protegidos, cuja falta determina necessariamente a respetiva invalidade, conforme se encontra concretizado nos artigos 151.º e seguintes do Código do Procedimento Administrativo [CPA]”, relembra.

“De forma alguma poderá aceitar-se que as frases ‘não cumpre a condição de acesso ao apoio’ ou ‘trabalhador não é TI exclusivo’ são suficientes para fundamentar o indeferimento dos apoios extraordinários, quando a fundamentação, segundo o artigo 153.º do CPA, ‘deve ser expressa, através de sucinta exposição dos fundamentos de facto e de direito da decisão’, requisitos que de forma alguma foram respeitados naquelas meras menções genéricas no sentido de não estarem reunidos os requisitos exigidos pela lei para acesso aos apoios”, afirma.

A falta de fundamento retira inclusivamente a capacidade ao trabalhador para contestar a decisão. “A verdade é que se os requerentes não puderem conhecer claramente os fundamentos de facto e de direito das decisões de indeferimento dos apoios que requereram, não têm oportunidade de se defender adequadamente e, se for o caso, de corrigir a sua situação ou demonstrar o preenchimento das condições, podendo ficar indevidamente afastados destas medidas”, afirma o provedor-adjunto.

A relutância da Segurança Social em corrigir os indeferimentos coloca em causa as próprias medidas de apoio extraordinário “em tempo útil”, não cumprindo assim “o fim para que foram criadas”, conclui.

Termos relacionados Sociedade
(...)