O Bloco de Esquerda/Loures escolheu Rita Sarrico como candidata à Câmara Municipal de Loures para combater a política autoritária de Ricardo Leão no concelho. A candidata é atriz e produtora, deputada municipal na Assembleia Municipal de Loures e dirigente nacional do partido.
A candidata do Bloco foi eleita em 2021 para a Assembleia Municipal de Loures e tem coordenado o trabalho autárquico da estrutura local do Bloco. Nessa assembleia, coordenou a comissão de Educação, Juventude, Cultura e Desporto, lutando pelo acesso à habitação no município e pela requalificação do parque escolar.
“Loures vive uma crise social profunda. Desde que o PS assumiu o executivo municipal em coligação com o PSD, a gestão do concelho tem seguido uma linha de governação marcada pela conivência com os interesses privados, pela especulação imobiliária e pela falta de respostas para os problemas centrais da população”, diz Rita Sarrico em comunicado de imprensa.
Criticando a política de Ricardo Leão, a candidata aponta como exemplos da “perseguição aos mais vulneráveis” a “ameaça de impedimento no acesso às refeições escolares das crianças se os pais não conseguissem pagar”, os “despejos violentos sem apresentação de alternativas habitacionais” e a aproximação “às políticas e discurso da extrema-direita”.
Para Rita Sarrico, as eleições significam que 2025 “é o ano de apresentar uma alternativa solidária, humanista e de justiça para Loures”, indicando que procurará “junto das forças progressistas do concelho um entendimento para a construção desta alternativa”.