Internacional

Reino Unido devolve arquipélago de Chagos às Ilhas Maurícias

08 de outubro 2024 - 14:19

Maurícia retoma controlo sobre arquipélago de Chagos mas Estados Unidos da América mantêm base militar lá. Reino Unido compromete-se a fornecer apoio económico.

PARTILHAR
Ilha Diego García
Ilha Diego García. Fotografia da NASA via Brett Wilkins/CC

O Reino Unido e as Ilhas Maurícias assinaram um acordo que devolve a soberania sobre o arquipélago de Chagos ao país insular situado no oceano Índico. A cedência é feita com a condição de que os Estados Unidos da América mantenham uma base militar no arquipélago durante os próximos 99 anos.

O arquipélago é constituído por mais de 60 pequenas ilhas e foi alvo de disputa durante mais de cinquenta anos. O acordo firmado por ambas as partes garante à Maurícia a possibilidade de voltar a exercer soberania sobre o conjunto das ilhas. De fora fica Diego Garcia, a maior das ilhas, onde foi construída uma base militar americana em 1966, mas que não tem mais nenhuma população.

A Al Jazeera avança que a decisão gera alguma inquietação em alguns habitantes e ex-habitantes do arquipélago, que se queixam de não terem sido incluídos nas negociações entre os governos. Parte desta população foi expulsa do arquipélago de Chagos entre 1960 e 1970 pelo Reino Unido. Os exilados refugiaram-se nas Ilhas Maurícias, nas Ilhas Seychelles e no próprio Reino Unido.

Para além da cedência da soberania sobre as ilhas, o Reino Unido comprometeu-se a providenciar um pacote de ajuda financeira para apoiar a economia da Maurícia e a colaborar em projetos de proteção ambiental, segurança marítima e prevenção de crime.

O acordo, que poderá ser visto como uma vitória para a Maurícia no contexto das reparações coloniais, não deixa de implicar uma dependência fase ao Reino Unido e aos Estados Unidos da América. A base militar na ilha Diego Garcia dá casa a cerca de 2.500 pessoas, entre soldados e pessoal militar, e permite que o exército americano mantenha influência militar sobre aquela parte do oceano Índico.