Alice Hawkins interrompeu os estudos aos 13 anos para trabalhar numa fábrica de sapatos, tendo-se tornado numa ativista sindical nos anos 1880 reivindicando um melhor salário para as trabalhadoras mulheres, que à época auferiam um salário inferior ao dos trabalhadores do sexo masculino. Posteriormente, juntou-se ao movimento sufragista na reivindicação do direito ao voto para as mulheres. Foi detida cinco vezes no período em que esteve envolvida na campanha. A estátua em sua homenagem foi inaugurada ontem numa praça perto de Leicester Market.
À época, o direito de voto estava limitado a homens que tivessem residido no país nos 12 meses anteriores, impedindo assim o direito de voto de muitos militares.
Após um longo debate sobre a reforma eleitoral, a Lei para a Representação da População foi aprovada a 6 de fevereiro de 1918, permitindo o voto de mulheres com mais de 30 anos – 40% do total de mulheres.
Esta lei estendeu também o direito de voto a homens com mais 21 anos e a militares com mais de 19 anos, tendo o eleitorado masculino subido para 21 milhões face aos 8 milhões de eleitores anteriormente reconhecidos. Só dez anos depois, em 1928, as mulheres passaram a ter direito ao voto em termos iguais aos homens, estabelecendo-se o sufrágio universal.
Em 2018 também se celebram os 60 anos da lei que permite a entrada de mulheres na Câmara dos Lordes, e os 100 anos da lei que autorizou mulheres a candidatarem-se a deputadas. Atualmente, as mulheres compõem quase um terço dos 650 lugares na Câmara dos Comuns.
Diferenças salariais
A discriminação de género e a desigualdade salarial no Reino Unido voltaram a estar na ordem do dia. Isto porque Carrie Gracie, jornalista da estação pública BBC, denunciou a existência de diferenças salariais entre homens e mulheres que desempenham as mesmas funções.
A administração da estação televisiva pediu a alguns dos jornalistas masculinos mais bem remunerados para aceitarem uma redução, mas insistiu que a diferença não se baseia em discriminação de género e que a diferença salarial será reduzida num período de dois anos.