Queixa no Provedor de Justiça contra IEFP

14 de junho 2011 - 11:25

Os movimentos FERVE e Precários Inflexíveis formalizaram uma queixa no Provedor de Justiça contra o IEFP por inúmeros “atropelos legais no que concerne ao pagamento” dos honorários dos formadores deste organismo e apelam à solidariedade para com estes trabalhadores.

PARTILHAR
O IEFP está a obrigar os seus formadores a devolverem 10% de todos os honorários recebidos desde Janeiro, ameaçando-os que não serão pagos mais honorários enquanto não for devolvido o valor solicitado. Foto de Paulete Matos.

Desde o início do ano, os formadores do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), em situação de falso recibo verde, têm sido confrontados com uma forte redução salarial. O valor pago por hora aos formadores foi diminuído e o IEFP passou a reter parte dos seus honorários.

Entretanto, o IEFP, conforme esclarecem os movimentos FERVE e Precários Inflexíveis, “decretou cortes aos honorários das/os formadoras/es quer exercessem actividades noutras instituições públicas”, tendo sentido, contudo, “dificuldade em implementar esta medida” e retrocedido. Posteriormente, o instituto público “obrigou as/os formadores/as a devolverem 10% de todos os honorários recebidos desde Janeiro, ameaçando-os que não seriam pagos mais honorários enquanto não fosse devolvido o valor solicitado”.

 Considerando que o IEFP, que é um instituto público que tem como missão, segundo o seu site, “ promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução das políticas activas de emprego e formação profissional”, tem promovido inúmeras ilegalidades no que concerne ao pagamento dos honorários dos formadores, o FERVE e os Precários Inflexíveis formalizaram uma queixa no Provedor de Justiça e divulgaram um comunicado junto de todos os partidos com assento parlamentar.

No seu comunicado, estes movimentos apelam igualmente à solidariedade de todos/as “para que formalizem também a queixa”, seja qual for a sua “situação profissional”.

Termos relacionados: Sociedade