Está aqui

Protestos contra portagens intensificam-se

A Comissão de Utentes da Via do Infante anuncia a intensificação da luta pela suspensão das portagens nesta via. Foi lançada uma nova petição e marcadas assembleias para os próximos dias. A Comissão de Utentes Contra as Portagens na A25, A24 e A23 anunciou também que realizará acções de protesto no dia 8 de cada mês.
Foto da Comissão de Utentes Contra as Portagens.

Numa nota de imprensa à comunicação social, a Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) sublinha que “um mês depois da introdução de portagens no Algarve está a confirmar-se” o que já tinha alertado, sendo que “a antiga ‘estrada da morte’ está a regressar ao Algarve”, com o trânsito da A22 a confluir, na sua grande parte, para a EN 125”.

Esta situação já causou, segundo a CUVI, “diversos acidentes rodoviários e até algumas mortes”. Por outro lado, avança o documento, “o turismo e o comércio, atividades já fortemente atingidas pela crise, estão a ressentir-se muito com as portagens com os nossos vizinhos espanhóis a boicotarem a região algarvia”.

“O prejuízo e as dificuldades estão a ser imensas para muitos utentes - estudantes, professores, empresários e outros cidadãos que necessitam de utilizar a A22 praticamente todos os dias”, avança a CUVI, realçando que já “está em marcha o agravamento exponencial do desemprego e a falência anunciada de muitas empresas no Algarve, visto não aguentarem o custo das portagens e a EN 125 não constituir qualquer alternativa viável”.

Mediante este cenário, a Comissão de Utentes da Via do Infante "apela a todos os utentes, empresários, autarcas, entidades e cidadãos em geral", para que participem na próxima pública de utentes, a realizar-se no Restaurante Austrália, situado no Vale da Venda (EN 125, frente à antiga fábrica da Sumol), entrada de Faro.

A CUVI também promete continuar a recolher assinaturas para a nova Petição pública online e em versão papel, sendo que o objectivo é chegar aos 100 mil subscritores. A próxima acção está marcada para o próximo sábado, dia 14 de janeiro, a partir das 9.30h, junto ao Mercado Municipal de Loulé.

Utentes da A25, A24 e A23 também intensificam protestos

A Comissão de Utentes Contra as Portagens nas antigas SCUT da Beira Interior (A23), do Interior Norte (A24) e da Beira Litoral/Beira Alta (A25) anunciou esta quarta-feira que realizará acções de protesto no dia 8 de cada mês.

No dia 8 de fevereiro, a comissão irá apelar aos condutores para circularem apenas nas vias alternativas, enquanto para dia 8 de março está agendada uma recolha de assinaturas em Viseu, Castelo Branco, Vila Real e Guarda, que integrarão uma espécie de “livro de reclamações" que será enviado ao governo, à Assembleia da República e ao Presidente da República.

No dia 24 de fevereiro realizar-se-á um buzinão na cidade de Viseu.

Termos relacionados Sociedade
(...)