Está aqui

Nobel da Medicina 2020 distingue avanços para a cura da Hepatite C

O prémio foi atribuído aos cientistas Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice. A descoberta permitiu isolar o vírus da Hepatite C, que afeta o fígado e pode provocar cirrose e cancro.
Prémio Nobel da Medicina 2020
Imagem retirada do Sul Informação

O avanço descoberto por Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice que permite o isolamento do vírus da Hepatite C e pode levar à cura da doença foi distinguido com o Prémio Nobel da Medicina 2020 da Academia das Ciências de Estocolmo, segundo avança o Diário de Notícias.

Os cientistas conseguiram que se desenvolvessem estudos para chegar a criação de medicamentos que podem curar esta doença mundial, que afeta o fígado e pode gerar cirrose e cancro. “Pela primeira vez na história, o vírus da Hepatite C pode ter cura”, referiu o representante da academia no ato de entrega do prémio, e acrescentou que “a descoberta do vírus da Hepatite C pelos vencedores do Prémio Nobel é uma conquista histórica na batalha contra doenças virais. Graças à sua descoberta, exames de sangue altamente sensíveis para o vírus estão agora disponíveis e foi possível eliminar a hepatite pós-transfusão, em muitas partes do mundo, melhorando significativamente a saúde global”.

O DN refere que em 1976, quando o Prémio Nobel da Medicina foi atribuído ao Baruch Blumberg devido à sua descoberta da Hepatite B, Harvey J. Alter já analisava a Hepatite C dando conta que os vírus das Hepatites A, B e C seriam diferentes.

Por sua vez, Michael Houghton criou o mecanismo para identificar o vírus da Hepatite C, através de uma biblioteca de fragmentos de ADN e Charles M. Rice concluiu que o vírus se conseguia espalhar sozinho. Foi esta junção que motivou a distinção da academia sueca.

Em 1949, Portugal recebeu a distinção do Prémio Nobel da Medicina através do neurologista António Egas Moniz devido ao desenvolvimento da angiografia cerebral, um mecanismo para detetar anomalias nos vasos sanguíneos cerebrais.

 

Termos relacionados Internacional
(...)