O CENA - Sindicato dos Músicos, dos Profissionais do Espetáculo e do Audiovisual foi lançado oficialmente neste domingo, no teatro da Comuna, em Lisboa, num evento muito animado que reuniu mais de uma centena de pessoas.
Adriano Aguiar, presidente do Sindicato dos Músicos, ressaltou que a criação do CENA representa uma grande viragem na vida daquele sindicato centenário que oferece a sua estrutura, alargando o seu âmbito a todos os profissionais das artes. “O que estamos a fazer é uma coisa meio subversiva, Todas as pessoas se podem sindicalizar, mesmo as que estão a recibos verdes”, enfatizou. “Este alargamento permite que toda a classe artística esteja presente na estrutura sindical”.
A pianista Olga Prats, presidente da Assembleia Geral do mesmo sindicato, manifestou a sua satisfação “por ver reunida gente que quer criar e recriar, e unir-se nessa criação e recriação”.
Pedro Wallenstein, do GDA (Cooperativa de Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes), defendeu que as formas de exploração do trabalho têm vindo a mudar com as novas tecnologias e a precariedade e intermitência. Os sindicatos não estão preparados para lidar com essas novas realidades, e por isso a GDA apoiou a criação da nova estrutura sindical mais ampla.
Helena Baptista, do Centro Profissional do Sector Audiovisal (CPAV), sublinhou que o CENA vai ser a resposta aos profissionais do audiovisual, que são, na sua maioria, free-lancers.
Finalmente, Bruno Cabral, da Plataforma dos Intermitentes do Espetáculo e do Audiovisual, recordou que a plataforma foi formada naquela mesma sala, e que ao longo da sua atividade conseguiu que fosse implementada uma primeira lei que consagra um contrato de trabalho para os intermitentes, mas que ainda é preciso mudar muito. “O CENA vai formalizar esta atividade e unir todas as áreas.”
Mais de 500 pré-inscrições já foram feitas no novo sindicato, e o jovem realizador apelou à inscrição de todos. A próxima reunião para discutir os próximos passos do CENA será aberta, como têm sido as outras, e o passo seguinte será avançar para o processo de eleição da primeira direção do CENA.
A ficha de inscrição no sindicato CENA está disponível aqui.