Ministra da Cultura queixa-se do Bloco

09 de julho 2010 - 1:40

Gabriela Canavilhas não acredita que os cortes nas verbas para a cultura provoquem desemprego, mas acha que a contestação dos agentes culturais vai continuar e diz que há “aproveitamento político” do Bloco.

PARTILHAR
Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas - Foto de Mário Cruz/Lusa (arquivo)

Em declarações ao jornal “Público”, prestadas nesta quinta feira após o debate na AR, a Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, dá conta que não acredita nas afirmações dos agentes culturais sobre os efeitos dos cortes nas verbas: “Quero que me provem que reduções deste nível significam despedimentos. Estou absolutamente convencida de que isso não é verdade”, afirmou.

Apesar de pensar assim, Gabriela Canavilhas acha que a contestação do sector cultural não será apaziguada e culpa o Bloco de fazer “aproveitamento político”.

Segundo o jornal, a Ministra saiu do plenário da AR irritada com o grupo parlamentar do Bloco, onde a deputada Catarina Martins a questionou sobre os cortes nos contratos já assinados e a criticou pela falta de respostas, nomeadamente à recomendação parlamentar para suspender o projecto do novo Museu dos Coches.