Vários milhares de pessoas concentraram-se em frente ao parlamento, para protestar contra o OE para 2013, aprovado na generalidade apenas com os votos favoráveis de PSD e PP.
Mais de uma centena de manifestantes juntou-se na saída lateral da AR, virada para a calçada da Estrela e apuparam os automóveis de deputados, que saíam de uma das garagens do parlamento. Segundo a Lusa, os manifestantes gritaram: “Está na hora do Governo se ir embora”, “Abaixo regime traidor” e “Passos Coelho vai badamerkel”.
As pessoas começaram a concentrar-se a partir das 15 horas e ao longo da tarde, juntando diferentes colunas de pessoas, mobilizadas pela CGTP e por outros movimentos sociais, nomeadamente os que se juntaram ao apelo "Que se lixe a Troika! Este Orçamento não passará".
Os trabalhadores da administração pública desfilaram a partir das 15.30 horas desde o Marquês de Pombal até ao parlamento.
“Está na hora do Governo se ir embora”, “O orçamento não passará” foram lemas muito gritados pelas pessoas que exigem a demissão de "um Governo que está ao mando da ‘troika’".
As deputadas e deputados do Bloco de Esquerda juntaram-se aos manifestante contra o orçamento do assalto fiscal.
Foto de Catarina Oliveira

Fotos de Joana Mortágua





