O CESP denuncia em comunicado que a cadeia de supermercados espanhola a operar em Portugal Mercadona “não paga os subsídios de férias e natal de acordo com o previsto pela lei”. Isto porque a empresa impõe o pagamento em duodécimos destes subsídios e “não os paga na totalidade”.
De acordo com esta estrutura sindical “no cálculo do subsídio de férias, têm de ser incluídas médias de trabalho noturno, e de domingos e feriados trabalhados”, o que não está a ser cumprido.
Dirigindo-se aos trabalhadores, o CESP insta-os a informarem-se sobre “sobre todos os direitos que o Mercadona tenta retirar-te”.
Em causa está o direito ao estatuto de trabalhador-estudante, o direito a amamentar, “o Direito a uma categoria profissional, com as funções descritas no Contrato Coletivo de Trabalho”, exemplificando-se com o facto do Operador de Loja não ter de fazer a limpeza geral da loja.
Exige-se assim o cumprimento de “todos os direitos consagrados no Contrato Coletivo de Trabalho do sector”.