Está aqui

Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa

Projeto procurará garantir habitações a pessoas em situação de sem abrigo com problemas de saúde mental ou com problemas de dependências. Há também o acompanhamento por técnicos com vista à reintegração social dos participantes.
Mais 100 casas para pessoas em situação de sem abrigo em Lisboa
Foto de Paulete Matos.

O programa chama-se “Housing First” e procura prestar apoio a pessoas em situação de sem abrigo. Agora, com um investimento de cerca de 700 mil euros, a Câmara Municipal de Lisboa prevê arrendar mais cem habitações.

As propostas vêm de Manuel Grilo, vereador bloquista com o pelouro dos Direitos Sociais e vão ser discutidas em reunião privada do executivo do município. Entre o total de cem habitações, pretende-se que 50 sejam destinadas “a pessoas em situação de sem-abrigo com problemas de saúde mental” e outras 50 a “pessoas em situação de sem-abrigo com problemas de dependências”.

Em nota enviada à comunicação social, Manuel Grilo explica que este é “um dos maiores investimentos já feitos a nível local na resposta às pessoas em situação de sem-abrigo”.

Este alargamento mais que duplica o número de habitações no âmbito do projeto. Atualmente a Câmara Municipal de Lisboa financia 80 habitações, “respondendo especificamente a casos de saúde mental e dependências e que tem sido um sucesso na perspetiva de todas as entidades envolvidas”.

O “Housing First” foi criado há seis anos pela Associação Crescer e integra as pessoas em situação de sem abrigo habitações tendencialmente individuais. O programa inclui também o acompanhamento por técnicos que procuram ensinar os participantes a gerir a sua habitação tendo como objetivo a sua reintegração social.

A nota do gabinete do vereado esclarece que se trata de um projeto inovador, uma vez que procura “garantir o direito constitucional à habitação”.

“Sem esta garantia, não podemos responder aos eventuais problemas de saúde, sociais ou económicos de quem cai na rua”, conclui.

Termos relacionados Política
(...)