Lucro da 'holding' do BES quintuplica no 1.º semestre do ano

16 de agosto 2012 - 16:21

O resultado líquido da Espírito Santo Financial Group (ESFG), a 'holding' que é a principal acionista do Banco Espírito Santo, multiplicou-se por mais de cinco nos primeiros seis meses deste ano, passando de 45,4 para 233 milhões de euros, segundo anúncio oficial da empresa.

PARTILHAR
Apesar da crise orçamental na zona euro e do impacto do programa de ajustamento financeiro, os lucros da holding do BES multiplicaram-se por cinco. Fot de Paulete Matos

O Espírito Santo Financial Group (ESFG) é uma 'holding' com sede em Luxemburgo, fundada em 1984. Representa os interesses do grupo Espírito Santo, com investimentos em Portugal e na Europa, Brasil, Angola e outros países. Está listada na NYSE Euronext e também na London Stock Exchange.

Tem negócios nos serviços bancários, de seguros e de saúde.

"Os resultados positivos das operações bancárias e de seguros foram significativamente beneficiados pelo impacto da consolidação dos 50 por cento da seguradora BES Vida que não eram detidos pela `holding` da família Espírito Santo e que foram adquiridos ao Grupo Crédito Agrícola”, diz o comunicado divulgado pela Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A operação, realizada a 11 de maio, "conduziu ao reconhecimento de ganhos antes não reconhecidos", lê-se ainda no comunicado, que acrescenta que "o ganho [decorrente da consolidação] da BES Vida foi de 208 milhões de euros no período".

A ESFG destaca ainda os resultados das operações de banca comercial, que aumentaram 14,4 por cento, em termos homólogos, para 1.117 milhões de euros.

Apesar de "positivos", estes resultados do grupo foram "amplamente penalizados pela crise orçamental na zona euro e pelo impacto do programa de ajustamento financeiro adotado em Portugal", afirma ainda o comunicado.