Está aqui

Lisboa vai avaliar impacto da expansão do aeroporto

A proposta aprovada por unanimidade juntou contributos de vários partidos. Bloco congratula-se por ver aprovados os estudos que propôs.
Avião sobrevoa Lisboa.
Avião sobrevoa Lisboa. Foto Colin Campbell/Flickr

O executivo municipal lisboeta aprovou esta quinta-feira a realização de um estudo sobre os impactos diversos da exploração do Aeroporto de Lisboa, “incidindo nos diversos focos de poluição identificados, incluindo os níveis de ruído e emissões existentes, efluentes produzidos, contemplando a incidência do tráfego atual na saúde pública, no bem-estar e no ambiente”, diz a proposta aprovada por todos os partidos.

Em comunicado, a vereação do Bloco de Esquerda congratulou-se por ver preenchidas três das suas propostas essenciais: a realização de um estudo sobre o impacto na saúde e no ambiente da atual operação aeroportuária em Lisboa, a realização de um estudo de impacte ambiental para a expansão anunciada pelo Governo e a instalação de monitores ruído e poluição nas zonas envolventes do aeroporto.

“Estudos em outros aeroportos europeus dizem-nos que a atividade do aeroporto causa problemas de saúde e ambientais. Em Lisboa torna-se ainda mais preocupante pois o aeroporto situa-se no centro da cidade”, sublinha o Bloco de Esquerda/Lisboa.

Na proposta aprovada, a Câmara compromete-se a informar a população sobre “o andamento das ações realizadas neste contexto e seus resultados” e a abrir um debate público sobre o impacto do aeroporto na cidade.

(...)