Está aqui

Vereação do Bloco em Lisboa

Bloco assinalou dois anos de mandato em Lisboa com proposta de 150 milhões para casas públicas

Janeiro 17, 2020

No comício de balanço da primeira metade do mandato da vereação em Lisboa, Manuel Grilo apresentou o trabalho feito para mudar a cidade e Catarina Martins anunciou que dará ao PS já neste Orçamento a oportunidade de cumprir a sua promessa eleitoral de investir 150 milhões por ano no parque habitacional público.

Lisboa - Foto de Paulete Matos

Bloco na vereação de Lisboa: 2 anos que fazem diferença

Janeiro 15, 2020

Em dois anos mostrámos nos pelouros da Educação e dos Direitos Sociais que é possível uma política autárquica alternativa. Mas o Bloco fez mais, mudou a maneira de fazer política na cidade. Por Ricardo Moreira

Fotografia de Paulete Matos

Arredores de Lisboa: Preços das casas aumentam 25%

Janeiro 8, 2020

No terceiro trimestre de 2019, segundo dados divulgados pelo Índice de Preços Residenciais, os arredores de Lisboa registaram subidas de preços significativas nas habitações. Bloco faz da habitação uma das suas prioridades políticas nas negociações do OE 2020.

Há um navio a acordar os lisboetas. Bloco quer intervenção da Câmara

Janeiro 3, 2020

O ruído da sirene do navio de carga “Western Miami” durante a madrugada viola os níveis de ruído do Plano de Ação do Ruído da Câmara de Lisboa, acusa a vereação bloquista.

Fotografia de Paulete Matos

Sem-abrigo: Bloco fez surgir “a resposta mais robusta”

Dezembro 18, 2019

Esta quarta-feira, no parlamento, Isabel Pires sublinhou o “momento de viragem” nas políticas para as pessoas sem-abrigo, com uma resposta robusta por parte da vereação do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa.

Vereação bloquista de Lisboa investe na resolução de problemas de pessoas sem-abrigo

Dezembro 18, 2019

Esta terça-feira foi apresentado o plano do município de Lisboa para resposta às pessoas sem-abrigo. O vereador dos Direitos Sociais, Manuel Grilo, declarou contar que o maior investimento de sempre feito no concelho neste setor, “conjugado com a inovação das respostas, garanta uma resposta a todas as pessoas que dela necessitem”.

Fotografia de Paulete Matos

Lisboa: escolas podem ficar sem gás, eletricidade e refeições em janeiro

Dezembro 13, 2019

Bloco de Esquerda diz que as escolas de Lisboa podem ficar sem gás, eletricidade e refeições até janeiro e defende que só com soluções de emergência, como ajustes diretos, poderão ser evitados os cortes de fornecimento.

pessoa sem-abrigo

Lisboa alarga resposta a sem-abrigo com “investimento inédito no país”

Dezembro 6, 2019

O novo plano prevê um investimento de 14.5 milhões até 2023, com a oferta de casas a aumentar para 400 no programa Housing First. Reforço do apoio resulta da “pressão feita sobre o governo, Segurança Social e outras entidades”, diz a vereação bloquista.

Bloco de Lisboa quer 25% de habitação a preços controlados em novas construções

Bloco de Lisboa quer 25% de habitação a preços controlados em novas construções

Dezembro 5, 2019

Proposta apresentada pela vereação bloquista na Câmara de Lisboa fixa uma percentagem de 25% de habitação a custo controlado nas novas construções ou nas operações de reabilitação na capital. Proposta consta no acordo de governação do concelho de Lisboa.

Avião sobrevoa Lisboa.

Lisboa vai avaliar impacto da expansão do aeroporto

Novembro 8, 2019

A proposta aprovada por unanimidade juntou contributos de vários partidos. Bloco congratula-se por ver aprovados os estudos que propôs.

Aeroporto Humberto Delgado

Bloco quer estudo de impacto ambiental sobre expansão do aeroporto Humberto Delgado

Outubro 30, 2019

O vereador bloquista na Câmara de Lisboa vai propor esta quinta-feira ao executivo municipal várias medidas para monitorizar o ruído e a qualidade do ar na cidade.

Mapa atualizado

Alojamento local: Bloco garante acordo para aumentar zonas condicionadas em Lisboa

Outubro 23, 2019

A votação da proposta do PS do novo regulamento do alojamento local em Lisboa tinha sido adiada por falta de maioria. Acordo com o Bloco cria fiscalização e acaba com as exceções em várias zonas habitacionais.

Câmara de Lisboa

Salgado, AL e Websummit: Medina adia votações para evitar chumbos

Outubro 17, 2019

A oposição do Bloco fez o presidente da Câmara de Lisboa adiar as votações das suas propostas sobre a recondução de Manuel Salgado na SRU, o aumento do financiamento à Websummit e o regulamento do Alojamento Local na cidade.

Sala de consumo vigiado

Câmara de Lisboa aprova financiamento para sala de consumo vigiado

Outubro 17, 2019

A vereação lisboeta aprovou apenas com os votos contra do CDS o financiamento para a implementação de um Serviço de Apoio Integrado na área das Dependências, que inclui uma sala de consumo vigiado no Vale de Alcântara.

Fernando Medina e Manuel Salgado.

Bloco vai opor-se à recondução de Manuel Salgado na presidência da SRU

Outubro 16, 2019

Em comunicado, o Bloco de Esquerda acusa Fernando Medina de tentar condicionar a sua iniciativa política, ao não agendar para discussão a proposta que retira ao ex-vereador do Urbanismo a liderança da empresa que executa muitas das obras públicas na cidade.

Manuel Grilo

Manuel Grilo quer Salgado fora da empresa municipal de reabilitação urbana

Agosto 2, 2019

O vereador bloquista na Câmara de Lisboa vai propor que Manuel Salgado, de saída do pelouro do urbanismo, abandone também a administração da Sociedade de Reabilitação Urbana. Pretende-se impedir que Salgado saía “sem sair, estando liberto do escrutínio político na empresa municipal de obras”.

Câmara Municipa de Lisboa. Foto de Paulete Matos.

Saída de Salgado da CML: Bloco manterá posição crítica sobre urbanismo de Lisboa

Julho 31, 2019

Em resposta à saída de Manuel Salgado da Câmara de Lisboa, o vereador Manuel Grilo afirmou que o Bloco manterá a posição crítica sobre a política de urbanismo do PS na capital, uma "passadeira vermelha aos negócios" que "permite atropelos como a Torre Portugália".

Pais protestam contra má qualidade da comida na cantina escolar

Janeiro 28, 2019

Os encarregados de educação da EB 2, 3 Eugénio dos Santos estão insatisfeitos com a qualidade e a quantidade da comida servida aos alunos pela empresa Uniself. Ministério diz que não encontrou irregularidades.