Juros da dívida pública portuguesa batem recorde

07 de setembro 2010 - 14:42

O 'spread' das obrigações do tesouro português a 10 anos, em comparação com o das alemãs, atingiu nesta terça feira um novo máximo: Os mercados financeiros estão a exigir 2,5 vezes mais a Portugal do que à Alemanha.

PARTILHAR
Actualmente, Portugal está a pagar 5,742% de juros e a Alemanha 2,275%

O risco da dívida pública portuguesa continua a bater recordes nos mercados financeiros. A diferença de 'spread' das obrigações do tesouro português a 10 anos, face aos da Alemanha, subiu 15 pontos percentuais, para 351 pontos de diferença. O recorde anterior tinha acontecido em 7 de Maio, no momento mais alto da crise das dívidas soberanas.

Com esta subida, Portugal está a pagar 5,742% de juros pelos títulos da dívida pública a 10 anos, enquanto os juros que a Alemanha está a pagar estão a baixar, estando actualmente em 2,275%.

Os CDS (credit default swaps) sobre as obrigações do tesouro português estão também a subir drasticamente. Os CDS são produtos financeiras, semelhantes a seguros sobre a dívida, e que apostam na especulação e no incumprimento da dívida, provocando a subida dos juros.

Segundo o “Jornal de Negócios”, a autoridade responsável pela gestão da tesouraria do Estado português (o IGCP - Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público), realizará um leilão de obrigações de tesouro nesta quarta feira (“a OT 5,45% Setembro 2013 e da OT 3,85% Abril 2021, num montante indicativo global entre 750 e 1.250 milhões de euros”).