Japão: Kan prepara ataque aos trabalhadores com mudança de gabinete

A reforma fiscal tem como objectivo arrumar as finanças domésticas já que a dívida pública japonesa é uma das maiores do mundo. O novo gabinete de Kan é a preparação do maior ataque à classe trabalhadora japonesa desde a segunda guerra mundial.
A reforma fiscal tem como objectivo arrumar as finanças domésticas já que a dívida pública japonesa é uma das maiores do mundo. Foto artemuestra/Flickr.

O cambaleante primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, anunciou na sexta-feira a mudança ministerial de seu governo. Desde que subiu ao poder, Kan tem sido alvo da reprovação da sua política por parte da população japonesa. O motivo é que o seu governo não consegue alterar a rota de crise criada nos últimos anos por sucessivos governos do Partido Liberal Democrático, que lidera o país desde a segunda Guerra mundial. O seu antecessor, Yukio Hatoyama, do mesmo partido do actual primeiro-ministro, o Partido Democrático do Japão, renunciou após um breve governo de menos de um ano deixando como herança uma profunda crise económica e política.

No fundo do poço, Kan pretende, com a nova mudança, operar um milagre para dar continuidade ao seu debilitado governo. Em Dezembro, Kan anunciou que irá diminuir a taxação sobre as grandes empresas. Isso por si só já representa um grande ataque aos trabalhadores já que a diminuição do pagamento dos impostos pelas grandes empresas que exploram o Japão e outros países, significa a diminuição concreta do orçamento fiscal. Ao anunciar tal medida, Kan não explicou claramente o que faria para tapar o buraco.

Com a mudança ministerial de sexta-feira, fica claro que o objectivo do primeiro-ministro é dar continuidade à reforma fiscal cujo ponto principal e o aumento do imposto sobre o consumo. O imposto sobre o consumo incide directamente nos bolsos dos trabalhadores e, se for aprovado, se constituirá numa significativa baixa do poder aquisitivo dos assalariados japoneses, constituindo-se num poderoso arrocho económico.

A intenção de Kan foi claramente expressa com a integração de Kaoru Yosano no seu governo. Yosano pertencia ao diminuto Partido (em japonês Tachiagare Nippon, que significa Levante-se Japão, nos média é referido em inglês como Sunrise Party) e renunciou ao partido na quinta-feira para ingressar no gabinete de Kan. Yosano, de 72 anos, tem sido um dos principais defensores do aumento do imposto sobre o consumo, e ocupou o cargo de ministro das finanças no governo do Partido Liberal Democrático.

A reforma fiscal tem como objectivo arrumar as finanças domésticas já que a dívida pública japonesa é uma das maiores do mundo. Foram anos de festas com o dinheiro público e agora os trabalhadores e jovens estão sendo chamados a pagar uma conta da qual não são os responsáveis. O novo gabinete de Kan é a preparação do maior ataque à classe trabalhadora japonesa desde a segunda guerra mundial.

Sobre o/a autor(a)

Termos relacionados Internacional