Está aqui

Israel: Um quarto dos sobreviventes do Holocausto vive na miséria

Um relatório publicado em Israel na segunda-feira revela também que três quartos dos sobreviventes do massacre nazi consideram que o Estado de Israel não os tem tratado de modo adequado.
Em Israel, 25% dos sobreviventes do holocausto vive abaixo do limiar de pobreza - Foto de Dan Iggers/flickr

Nas vésperas do Dia da Recordação do Holocausto (Yom Hashoah), a Fundação Beneficente das Vítimas do Holocausto em Israel publicou nesta segunda-feira (13/04) um relatório que aponta que pelo menos um quarto dos 189 mil sobreviventes do nazismo vive no país, abaixo do limiar da pobreza.

Em virtude das más condições financeiras, 65% dos sobreviventes alegam que precisam de ajuda para conseguir comprar comida e medicamentos e 27% afirmam que não têm aquecimento nos apartamentos durante o inverno por falta de dinheiro.

Além disso, quase metade (45%) dos sobreviventes sente-se sozinho por receber pouca visita familiar e apoio social. Para 74% desses israelitas, o Estado não tem tratado os sobreviventes do Holocausto de maneira adequada.

O número mostra um aumento em relação ao relatório de 2014, que apontava que 55% destes não estavam satisfeitos com as políticas do governo encabeçado pelo conservador Benjamin Netanyahu.

De acordo com o jornal israelita Haaretz, pelo menos 300 milhões de dólares poderão ser destinados a projetos assistencialistas para este grupo social, mas foram travados por conta de burocracias governamentais e organizações obsoletas, como a Jewish Colonial Trust.

Em Israel, vivem 100 mil sobreviventes diretos de guetos e campos de concentração nazi. Outros 90 mil são considerados de segundo nível, ou seja, sobreviveram escapando ao massacre de Adolf Hitler. Apesar da expectativa de vida deste grupo esteja em 83 anos, pelo menos 40 deles morre diariamente.

Artigo publicado por “Opera Mundi”

Termos relacionados Internacional
(...)