Está aqui

A guerra de Putin na Ucrânia: nas pegadas de Saddam Hussein

Há um paralelo impressionante entre o comportamento de Vladimir Putin na Ucrânia e o comportamento de Saddam Hussein no passado. Os dois homens recorreram à força, acompanhados de reivindicações notavelmente semelhantes, para alcançar ambições expansionistas. Por Gilbert Achcar.
Putin foto de Antonio Marín Segovia/Flickr.
Putin foto de Antonio Marín Segovia/Flickr.

Há um paralelo impressionante entre a invasão da Ucrânia por Vladimir Putin – como houve na Geórgia em 2008 e na Crimeia em 2014 – e as ações de Saddam Hussein em relação ao Irão, após a revolução de 1979, e ao Kuwait em 1990. Os dois homens recorreram à força, acompanhados de reivindicações notavelmente semelhantes, a fim de alcançar ambições expansionistas.

Saddam Hussein invadiu o território do Irão no outono de 1980, alegando que estava a tentar socorrer os residentes de língua árabe da província de Khuzestan, depois de encorajá-los a rebelarem-se contra o governo de Teerão e a declararem uma república independente do "Arabistão". Essa invasão foi o início de uma guerra de oito anos, cujo primeiro efeito foi permitir que o novo regime iraniano pusesse fim ao caos que se seguiu à revolução contra o governo do Xá e consolidasse as suas fileiras.

Com baixas de ambos os lados estimadas em um milhão de mortos, assim como devastação e destruição generalizada, os dois países voltaram à estaca zero no final da guerra.

Dez anos mais tarde, Saddam Hussein repetiu o seu comportamento imprudente, invadindo o Kuwait, argumentando que se tratava de uma província iraquiana fabricada pelos britânicos, renovando assim uma antiga reivindicação que tinha levado à tensão militar entre o governo de Abd al-Karim Qasim e as autoridades do Protetorado Britânico no Kuwait quando decidiram conceder a esta última a "independência" em 1961.

A segunda invasão de Saddam deu aos Estados Unidos uma oportunidade de projetar as suas forças na região do Golfo numa escala sem precedentes. Os Estados Unidos também bombardearam o Iraque "de volta à idade da pedra" – como o então Secretário de Estado James Baker III teria ameaçado o então Ministro das Relações Exteriores do Iraque, Tariq Aziz, pouco antes da guerra; e o mais importante, afirmou espetacularmente a sua supremacia como a única super-potência remanescente num mundo que havia entrado num momento unipolar após décadas de bipolaridade.

Se os árabes de Khuzestan têm direito à autodeterminação e à independência ou não, e se as reivindicações do Iraque sobre o Kuwait são legítimas ou não, não é a questão aqui. O aventureirismo imprudente de Saddam Hussein manifestou-se no seu erro de cálculo do equilíbrio de poder em ambos os casos.

Assim, o Iraque emergiu das duas guerras devastado e extremamente enfraquecido, ao passo que o ditador iraquiano só conseguiu fortalecer os seus adversários iranianos e norte-americanos. Ele acreditava que o caos que prevalecia no Irão em 1980 apenas pioraria por causa da invasão iraquiana, assim como pensava em 1990 que os Estados Unidos, que estavam militarmente paralisados desde sua saída do Vietname, não ousariam enfrentá-lo.

Saddam Hussein e Vladimir Putin

O mestre do Kremlin não esconde a sua nostalgia do império dos czares russos, culpando repetidamente os bolcheviques por terem aplicado o princípio da autodeterminação no desenho do mapa das Repúblicas Soviéticas.

Ele está particularmente e, de uma perspetiva russa, compreensivelmente interessado em impedir o alargamento da Nato às repúblicas que há trinta anos faziam parte da URSS e, portanto, sujeitas à tutela russa. Em 2008, para impedir a Geórgia de aderir à Nato, Putin (então dirigindo o espetáculo a partir da secretária de primeiro-ministro por detrás de Dmitry Medvedev) justificou a invasão do território citando o seu apoio à secessão das províncias da Abcásia e Ossétia do Sul, que ele encorajou a reivindicar a independência, como Saddam Hussein havia feito com o "Arabistão".

Em 2014, para impedir a adesão da Ucrânia à Nato, Putin invocou o seu desejo de reparar o que ele considerava um erro cometido pelos governantes da União Soviética quando invadiu a Crimeia e anexou-a formalmente à Rússia – como Saddam Hussein tinha sonhado fazer com o Kuwait.

Putin também interveio militarmente nesse mesmo ano nas províncias de Donetsk e Luhansk no leste da Ucrânia, depois de encorajar novamente os separatistas locais a declarar a independência. Nos casos georgiano e ucraniano, Putin estimou que os Estados Unidos estavam muito fracos para confrontá-lo: em 2008 estavam cada vez mais atolados no atoleiro iraquiano, e em 2014, tendo-se retirado do Iraque após um fracasso abismal, passavam por uma renovação parcial da paralisia militar que os afligia após a guerra do Vietname.

As circunstâncias em 2008 e 2014 e posteriormente pareciam validar o julgamento de Putin. As relações dentro da Nato chegaram ao fundo do poço quando Donald Trump venceu a presidência dos EUA em 2016, fazendo com que os aliados tradicionais de Washington perdessem a confiança no guarda-chuva de segurança dos EUA. Agora, aqueles que desejavam que Joe Biden apagasse o legado de Trump ficaram rapidamente desapontados.

De facto, depois da sua vergonhosa retirada do Afeganistão à medida que os talibãs avançavam, a credibilidade dos EUA atingiu o seu ponto mais baixo desde sua derrota no Vietname. Putin deve ter considerado que a situação se tornou, portanto, favorável para um novo passo.

Putin aumentou a sua pressão sobre a Ucrânia, com o pano de fundo de novos confrontos entre os separatistas e as forças governamentais ucranianas, e o envolvimento da Turquia, membro da Nato, na entrega de drones a Kiev. Se acrescentarmos a isto a crise global da cadeia de abastecimento que levou a um aumento acentuado dos preços do petróleo e do gás, principais fontes de receita do Estado russo, o quadro de oportunidade apropriada está completo.

Isso significa que os cálculos de Vladimir Putin são mais racionais que os de Saddam Hussein, independentemente das semelhanças entre as suas aventuras militares? Ou ele está a dar aos adversários da Rússia exatamente o que eles querem?

Para ter certeza, Joe Biden vai acolher a oportunidade de reparar a sua imagem, assim como Boris Johnson: após as suas profecias auto-realizadas, ambos os homens devem estar felizes por Putin estar a ajudá-los a desviar a atenção dos seus fracassos.

A aliança transatlântica também está agora revitalizada (lembre-se do comentário de Emmanuel Macron sobre a "morte cerebral" da Nato há cerca de dois anos e meio...). O comportamento de Putin pode até ter motivado os vizinhos da Rússia, Finlândia e Suécia, a aderir à Nato, após mais de setenta anos de neutralidade.

O que é ainda mais perigoso para a Rússia, contudo, é que ela enfrentará uma pressão económica ocidental consideravelmente maior, o que certamente a enfraquecerá muito mais do que Putin e a sua comitiva parecem acreditar. Na verdade, a Rússia está a envolver-se num típico exemplo de "super-extensão imperial" para lembrar a frase de Paul Kennedy. Está a agir militarmente muito além da sua capacidade económica, com um PIB inferior ao do Canadá, e até mesmo inferior ao da Coreia do Sul, equivalente a pouco mais de sete por cento do PIB dos EUA.

Os cálculos de Putin provaram ser corretos, mas só até este momento: agora ele assumiu, com as suas ações recentes, um risco mais aventureiro do que nunca.


Texto publicado originalmente no Al-Araby. Traduzido pela Insurgência. Editado para português de Portugal por Esquerda.net.

política: 
Ucrânia
(...)

Neste dossier:

Guerra na Ucrânia

A agressão militar desencadeada por Putin foi o passo mais recente de um conflito antigo. Reunimos aqui artigos de análise da situação e a perspetiva da esquerda russa e ucraniana. Dossier organizado por Carlos Carujo.

Steve Bannon, uma das figuras mais influentes da extrema-direita norte-americana. Foto de Gage Skidmore/Flickr.

Ucrânia: a extrema-direita americana escolheu Putin

Na Europa, a extrema-direita dividia-se tradicionalmente entre o apoio aos seus congéneres ucranianos e o apoio ao regime de Putin. A força do dinheiro desempatava no caso de grandes partidos como os de Le Pen e de Salvini. Nos EUA, depois da invasão a balança passou a pender mais claramente para a admiração pelo presidente russo.

Manifestantes do grupo de esquerda "Movimento Social" manifestam-se contra a guerra. Foto do Facebook desta organização.

Uma carta à esquerda ocidental a partir de Kiev

Com a capital ucraniana a ser bombardeada, o historiador de esquerda Taras Bilous decidiu escrever uma carta à esquerda que “exagera a influência da extrema-direita na Ucrânia mas não presta atenção à extrema-direita nas “Repúblicas Populares” e evitar criticar as políticas conservadoras, nacionalistas e autoritárias de Putin”.

Manifestação de apoiantes do Azov em 2019 em Kiev. Foto de Goo3/Wikimedia Commons.

Os dois rostos da extrema-direita ucraniana

A propaganda de Putin mostra a Ucrânia como um estado fascista. A ocidente a extrema-direita ucraniana costuma ser negligenciada. Adrien Nonjon faz aqui o retrato realista de um fenómeno que apesar de continuar a ser “marginal”, tenta ser “o novo ponto de convergência e de partida para uma revolução nacional pan-europeia”.

Putin foto de Antonio Marín Segovia/Flickr.

A guerra de Putin na Ucrânia: nas pegadas de Saddam Hussein

Há um paralelo impressionante entre o comportamento de Vladimir Putin na Ucrânia e o comportamento de Saddam Hussein no passado. Os dois homens recorreram à força, acompanhados de reivindicações notavelmente semelhantes, para alcançar ambições expansionistas. Por Gilbert Achcar.

Barricada dos independentistas em Luhanksem 2014. Foto de Qypchak/Wikimedia Commons.

“Há sentimentos muito contraditórios na população de Donbass”

O investigador Gerard Toal tem feito inquéritos às populações do sudeste da Ucrânia e em Donbass em particular. Defende que a identidade desta região não é etno-nacionalista mas marcada sobretudo pelo orgulho na sua potência industrial da era soviética. E fala ainda das raízes do conflito e da agenda do governo de Putin.

Putin, o czar da extrema direita russa e europeia

Os principais aliados políticos de Vladimir Putin na Europa são partidos da extrema-direita. Por entre acordos de cooperação com o partido Rússia Unida e denúncias de financiamento ilegal a partir de Moscovo, as formações lideradas por Salvini, Marine Le Pen e Viktor Orbán integram a órbita europeia do chefe do Kremlin.

Bloco condena "agressão imperialista da Rússia" e defende "Ucrânia integral e neutral"

A Comissão Política do Bloco de Esquerda defende que Portugal deve "condenar a aventura militar de Putin e demarcar-se dos posicionamentos de apoio aos EUA e à expansão da NATO". Leia aqui o comunicado.

Banco Nacional da Ucrânia. Foto de Max/Wikimedia Commons.

A Ucrânia e o Império do Capital

A transição voraz do país para uma economia de mercado dirigida pelo bloco cleptocrático dominante tornou a Ucrânia numa vítima do implacável crescimento do império do capital vulnerável à colisão entre os imperialismos capitalistas russo e ocidental. Por Yuliya Yurchenko.

Manifestantes do Movimento Socialista Russo em 12 de fevereiro. Foto do Facebook do grupo.

Movimento Socialista Russo toma posição contra “imperialismo russo”

Putin culpou Lenine pela existência da Ucrânia e ameaçou mostrar a Kiev “o que significa descomunização”. O MSR apela à retirada imediata de tropas russas e ao direito dos cidadãos ucranianos a decidir o destino do seu país "sem os imperialistas do ocidente ou do oriente".

Jardim de infância bombardeado esta quinta-feira. Foto de EPA/JOINT FORCES OPERATION PRESS SERVICE/Lusa.

Perguntas e respostas sobre a guerra que estava esquecida em Donbass

A atenção mediática mundial virou-se para o bombardeamento de um jardim de infância no leste da Ucrânia. Mas a região está em guerra há oito anos. Alberto Sicilia esclarece o que está em disputa neste conflito.

Manifestantes na praça Maidan a atirar cocktails molotov. Foto de Mstyslav Chernov/Wikimedia Commons.

Como uma insurreição de extrema-direita apoiada pelos EUA nos trouxe à beira da guerra

Em 2014, as disputas dos poderosos, a ira justa contra um status quo corrupto e oportunistas de extrema-direita derrubaram o governo ucraniano. A crise de hoje não pode ser compreendida sem entender as revoltas de Maidan – e o apoio de Washington. Por Branko Marcetic.

Praça Maidan em Kiev que se tornou o centro da revolta de 2014.

“Alemanha é o alvo principal da campanha mediática da invasão iminente”

Nesta entrevista, o sociólogo ucraniano Volodymyr Ishchenko explica as origens da atual crise e as ficções que se construíram acerca dela.

Biden passa revista a militares recém-formados. Foto de West Point/Flickr.

Chomsky: Abordagem dos EUA à Ucrânia e Rússia “deixou de ser racional”

Nesta entrevista ao Truthout, o intelectual norte-americano analisa as contradições dos EUA sobre “esferas de influência” e sobre “respeito à soberania” dos países, ao mesmo tempo que recorda a história do alargamento da Nato a Leste.

Destruição causada pela guerra em Sloviansk. Foto de Wojciech Zmudzinski/Flickr.

A “segurança coletiva” e o conflito na Ucrânia

O princípio da soberania absoluta de segurança e militar da Ucrânia tornou-se numa desculpa para manter a funcionalidade da NATO e colocá-la no seu contexto regional europeu sob a hegemonia dos EUA, após o seu fracasso no Afeganistão. Artigo de Gustavo Buster.

Restos de material de guerra do conflito em Debaltseve. Foto Unicef Ucrânia.

A Ucrânia, segundo o Kremlin

Ainda que seja inegável que há um confronto geo-estratégico entre NATO e Rússia, quem olhe para este conflito a partir da esquerda não deve fazer um duplo mortal com pirueta e acabar a apoiar o reacionário e contra-revolucionário Putin, cujas políticas fariam as delícias dos militantes do VOX. Por Miguel Vázquez Liñán.

Tanque T-90-S russo. Foto de Dmitry Terekhov/Flickr.

Ucrânia: Crise entre a Rússia e o ocidente tem estado na incubadora há 30 anos

Por um lado, a Rússia pretende opor-se à expansão da NATO para leste. Por outro, esta teme que a acumulação de meios militares na Bielorrússia e na fronteira com a Ucrânia possa ser o prenúncio de uma invasão deste país. Tensões que vêm desde a dissolução da União Soviética. Por Liana Semchuk.