Está aqui

Grécia vai anunciar taxa sobre lucros excessivos do setor elétrico

Agência reguladora entregou o seu relatório e o Governo promete anunciar medidas até à próxima semana.
Foto Rania Hatzi/Flickr

O ministro adjunto do primeiro-ministro grego anunciou esta segunda-feira em entrevista à rádio Skai que o executivo já tem na sua posse o relatório do regulador energético sobre os luxos excessivos das empresas do setor nos últimos meses. “Temos de olhar para as suas conclusões  e no prazo de uma semana o Governo irá anunciar o que fará”, afirmou Akis Skertsos.

O relatório foi encomendado pelo governo conservador grego em março, ficando a agência reguladora com a incumbência de identificar os chamados “lucros caídos do céu” das empresas elétricas desde outubro do ano passado. “O nosso governo não hesitará em aprovar uma taxa sobre esses lucros”, prometeu na altura Mitsotakis, citado pela Reuters, acrescentando que a receita dessa taxa serviria para aliviar os consumidores mais afetados pelo disparar da conta da luz

A Grécia importa da Rússia 40% do gás que consome e que no ano passado já subsidiou o custo da eletricidade em mais de 2.500 milhões de euros, com a promessa de lhe acrescentar mais 1.100 milhões em subsídios e descontos nos combustíveis.

“Nesta conjuntura difícil, eles têm de pagar a sua parte”, afirmou agora Akis Skertsos.

Termos relacionados Internacional
(...)