Está aqui

Estudo revela consequências da financeirização da habitação

Esta quarta-feira é apresentado o estudo “Financeirização da Habitação no Sul da Europa: Análise de Políticas e Recomendações”, com intervenções de Ana Drago, António Brito Guterres, Federico Tomasone, José Gusmão, Maria Manuel Rola, Marisa Matias e Simone Tulumello.
Programa da apresentação do estudo sobre “Financeirização da Habitação no Sul da Europa: Análise de Políticas e Recomendações”/ Foto: Facebook da iniciativa

A delegação do Bloco de Esquerda no Parlamento Europeu solicitou a Simone Tulumello, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a realização de um estudo onde se analisa comparativamente o papel do Estado nos processos neoliberais na habitação no sul da Europa, designadamente em Portugal, Espanha, Itália e Grécia. O estudo procura encontrar as tendências e os modos da financeirização no plano económico e das políticas públicas, assim como as possibilidades de o contrariar.  

Em declarações ao Esquerda.net, Marisa Matias afirma que “a crise pandémica gerou enormes desafios para os quais necessitamos de uma resposta sem precedentes. É fundamental basearmos a intervenção política no melhor conhecimento disponível.”

“A habitação é o quarto pilar do Estado social, um pilar que nunca foi construído em Portugal”, afirma o eurodeputado José Gusmão, acrescentando que “o parque habitacional público é minúsculo e quase totalmente direcionado para habitação social. A esta ausência histórica somou-se uma política deliberada de apoio à financeirização da habitação com incentivos fiscais a fundos imobiliários que açambarcaram muito mais do que investem. É sobre essa política e as suas consequências que se debruça este estudo da maior importância.”  

A apresentação do estudo “Financeirização da Habitação no Sul da Europa: Análise de Políticas e Recomendações” é no dia 17 de fevereiro, às 18h00, online, na página do Facebook do eurodeputado José Gusmão. Está assegurada a interpretação em língua gestual. 


PROGRAMA 

Abertura: Marisa Matias, Eurodeputada BE

Apresentação: Simone Tulumello, autor do estudo, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa

Comentários:
Federico Tomasone: Fundação Rosa Luxemburgo
Ana Drago: Observatório sobre Crises e Alternativas Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra
António Brito Guterres: Ativista e Investigador
Maria Manuel Rola: Deputada do BE

Encerramento: José Gusmão, eurodeputado do BE
Termos relacionados Política
(...)