Está aqui
Estado Espanhol: regresso ao trabalho na segunda-feira cria divergências

A decisão de retorno ao trabalho na segunda-feira está a causar polémica em diferentes setores políticos e sociais. Terá, inclusivamente, criado divergências dentro do Governo PSOE-Unidas Podemos. De acordo com fontes do jornal espanhol Público, os ministros do Unidas Podemos pressionaram o Governo para que esse retorno fosse mais limitado.
Tendo em conta as divergências dentro da comunidade científica sobre o retorno ao trabalho, são várias as vozes que temem que essa decisão seja prejudicial ao combate à pandemia da Covid-19. As críticas a um regresso prematuro ao trabalho também estão a ser lidas nas entrelinhas de uma publicação na página de Facebook do Podemos acerca de Itália, conforme comentam vários utilizadores da rede social. Essa mesma publicação também foi divulgada no Twitter de Pablo Iglesias.
“...El presidente de la patronal dijo: Ya perdemos 100.000 millones al mes... La secretaria del sindicato respondió: Hace 40 años que soy sindicalista y no he pedido nunca el cierre de ninguna fábrica pero ahora está en riesgo la vida de las personas...” https://t.co/WOKSdDV06M
— Pablo Iglesias (@PabloIglesias) April 11, 2020
Além desta alegada divergência no Governo, o primeiro-ministro Sanchez tem enfrentado críticas não só da oposição liderada pelo PP, como também das forças independentistas relativamente à condução da crise sanitária.
A resposta de Sanchez às críticas vindas das comunidades autónomas foi um apelo aos seus presidentes para fazerem um pacto com o Governo para reconstruir Espanha.
Quim Torra, presidente da Generalitat da Catalunha, tem pedido a Sánchez “que reconsidere” a decisão em relação às atividades económicas não essenciais, dizendo também que o governo catalão tudo fará para proteger as pessoas.
Si el Govern espanyol no rectifica, el Govern de Catalunya farà tot el que estigui a les nostres mans per protegir els ciutadans. Aquesta tarda el @govern aprovarà un pla de mesures per mitigar escenari de retorn a l’activitat a què ens aboca el Govern de Pedro Sánchez pic.twitter.com/NcDVP4CzVY
— Quim Torra i Pla (@QuimTorraiPla) April 12, 2020
Na tarde de domingo, o primeiro-ministro espanhol declarou que “o confinamento geral será a regra. Amanhã só acaba a medida extrema da hibernação económica”.
Mañana se reanudan las actividades económicas hibernadas durante el #PermisoRetribuidoRecuperable. Solo esas. El resto de actividades interrumpidas al decretarse el estado de alarma siguen interrumpidas.
El confinamiento general sigue siendo la regla.#EsteVirusLoParamosUnidos pic.twitter.com/JrNpUPqUNb
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) April 12, 2020
Adicionar novo comentário