Está aqui

Curta portuguesa entre as 50 melhores no Festival do Youtube

“North Atlantic” (Atlântico do Norte), de Bernardo Nascimento, é o único filme português a disputar a votação na net, que decorre até dia 13. Os dez melhores serão exibidos no Festival de Veneza.
Cena de "North Atlantic": votação até dia 13

A curta metragem português “North Atlantic” (Atlântico do Norte), de Bernardo Nascimento, está neste momento a disputar uma vaga entre as dez melhores no primeiro festival de curtas do Youtube, o Your Film Festival. De uma lista de 15 mil candidatos, “North Atlantic” superou a primeira grande barreira e ficou entre as 50 primeiras. A votação na net escolhe agora as dez melhores. Qualquer pessoa pode votar aqui, até 13 de julho.

Os filmes vencedores serão exibidos no Festival de Veneza, onde o realizador Ridley Scott vai escolher e anunciar o primeiro lugar. O vencedor vai receber como prémio 500 mil dólares para fazer uma longa metragem, produzida por Ridley Scott e por Michael Fassbender.

O filme de Bernardo Nascimento já concorreu e ganhou prémios em festivais internacionais.

“Atlântico do Norte” conta a história de um controlador de voo da ilha do Corvo, nos Açores, que numa noite deteta no radar um avião que não devia estar onde está. Entra em contacto com ele e descobre que se trata de um piloto sozinho num pequeno avião, que foi desviado da rota por uma tempestade e só tem duas horas de combustível; o aeroporto mais próximo, porém, é o do Corvo que está a quatro horas. Entre os dois, desenvolve-se então um laço momentâneo, mas profundo.

A inspiração do realizador madeirense foi uma notícia de jornal. "Tenho familiares que foram controladores aéreos e acabei por descobrir uma série de histórias semelhantes. Juntei elementos de várias e acrescentei algumas coisas para construir o guião que acabou por ser o 'North Atlantic'", explica.

A oportunidade de participar neste festival online surgiu a convite do "programador de curtas do festival de Sundance, curador deste festival do Youtube", fala. "Ele entrou em contacto comigo, desafiando-me a apresentar o filme. Eu disse-lhe que achava que era má ideia. Achava que o meu filme perderia no ecrã pequeno, com má qualidade de som, pois é um filme com planos largos, pouco diálogo. Mas ele insistiu e hoje estou-lhe muito grato", garante.

Bernardo vive em Londres, mas a seu curta tem chegado a mais pessoas em Portugal: "Há muita gente em Portugal a ver o filme, talvez por ser uma curta portuguesa, por ser a única nesta fase", diz. "Estou a chegar a mais portugueses agora, mais do que nunca. Isso sabe muito bem".

Pode ver e votar diariamente na proposta portuguesa presente neste campeonato de curtas online no Youtube ou através do site www.curtaportuguesa.com

North Atlantic

Termos relacionados Cultura
(...)