Contratos com o Estado renderam quase 20 milhões a duas firmas de advogados

Vieira de Almeida e Cuatrecasas são os escritórios de advogados que mais cobraram ao Estado nos últimos cinco anos. O principal contratante é o Banco de Portugal, o único que faz contratos de prestação de serviços superiores a um milhão de euros.
Duas firmas de advogados fizeram contratos com o Estado no valor de 18 milhões
Fotografia de Paulete Matos.

Nos últimos cinco anos, as entidades públicas contrataram mais de 30 milhões de euros só às dez maiores sociedades de advogados do país. Dessas dez, houve duas que ganharam quase 20 milhões de euros só em prestações de serviços ao Estado.

Segundo notícia do jornal Público, que recolheu a informação através do portal de contratos públicos, o Banco de Portugal é a entidade que celebra os contratos mais caros.

Na lista destacam-se duas sociedades de advogados: a Vieira de Almeida e a Cuatrecasas. A primeira é a segunda maior sociedade do país a nível do número dos advogados, de acordo com um ranking da Iberian Lawyer, e é a que contabiliza o valor mais elevado: mais de 11,5 milhões de euros. Já a Cuatrecasas, uma sociedade ibérica com presença em mais 12 países, que assinou prestações de serviços com entidades públicas no valor de 7,6 milhões de euros.

Três quartos do valor arrecadado pelas duas firmas de advocacia vieram da prestação de serviços ao Banco de Portugal. O regulador bancário é, aliás, a única entidade pública que faz contratos para prestação de serviços jurídicos com valores superiores a 1 milhão de euros.

No caso da Vieira de Almeida, concluiu o jornal, foram assinados com o regulador bancário cinco ajustes diretos, entre Julho de 2015 e Junho de 2018, num somatório de 9,3 milhões de euros. O montante representa 81% do valor dos contratos realizados com entidades públicas ao longo dos cinco anos analisados. No caso da Cuatrecasas foram celebrados seis ajustes diretos no valor global de 5,7 milhões de euros, o que significa 75% do total de contratos assinados por esta sociedade nestes cinco anos.

Num outro ranking, o de número de contratos com entidades públicas, o primeiro lugar é da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados. A firma de advogados celebrou cerca de 90 contratos entre 2015-2019, o mais alto dos quais no valor de perto de 235 mil euros. Do top 10 das sociedades, apenas a Miranda apresenta um contrato mais elevado (252 mil euros), com excepção dos ajustes diretos do Banco de Portugal.

Termos relacionados Sociedade