Está aqui

Contabilistas pressionados pela banca a declararem falsas quebras de faturação

A Ordem dos Contabilistas Certificados já recebeu mais de 100 denúncias de profissionais que afirmam estarem a ser pressionados pela banca para prestarem falsas declarações. Objetivo é permitir acesso às linhas de crédito para as pequenas e médias empresas.
Ordem dos Contabilistas Certificados
Foto da Ordem dos Contabilistas Certificados | Facebook

Em declarações à SIC Notícias, a bastonária da Ordem dos Contabilistas, Paula Franco, denunciou que já receberam mais de 100 denúncias de profissionais que afirmam estarem a ser pressionados pela banca para prestarem falsas quebras de faturação. O objetivo é declarar quebras acima dos 40% para assim aceder às linhas de financiamento destinadas às pequenas e médias empresas na sequencia da pandemia. A bastonária refere que “felizmente as pessoas não têm medo e têm-nos chegado denúncias que era algo que nos preocupava”.

A bastonária informou que as provas serão enviadas para o Ministério Público e as denúncias envolvem gestores dos principais bancos portugueses. Já foram instaurados 11 processos disciplinares a contabilistas. Paula Franco disse à SIC Notícias que “continuamos a avaliar as provas, ver se são credíveis” e acrescenta que “temos vários crimes, crimes de falsificação de dados e tem um crime público associado que é falsear declarações com dinheiros públicos”.

Os contabilistas que venham a ser culpados podem “ter uma suspensão por X anos, dependendo da gravidade da situação ou até a expulsão de Ordem”, refere Paula Franco.

Algumas das provas recolhidas são e-mails enviados por empresários para os contabilistas certificados com o reencaminhamento dos e-mails dos bancos e “alguns muitos claros com o que é necessário fazer, alguns até enviam as declarações todas preenchidas, é só o contabilista assinar”, frisa a bastonária.

O intermediário deste processo é o empresário, que sofre pressões dos gestores bancários. Para a bastonária, isto “são áreas de interesse público e temos de garantir que tudo aquilo que é feito e certificado por um contabilista é a realidade”, portanto “esta pressão não é admissível”.

Termos relacionados Sociedade
(...)