Está aqui

BNG conquista Pontevedra com resultado histórico

Nacionalistas galegos infligem pesada derrota aos conservadores do PP na cidade natal do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy. BNG passa de 11 para 12 vereadores eleitos e o PP de 11 para 7.
Miguel Anxo Fernández Lores, Presidente da Câmara da Pontevedra.

Pontevedra, a cidade natal do primeiro-ministro conservador Mariano Rajoy, continuará a ter um Presidente da Câmara nacionalista.

Miguel Anxo Fernández Lores conquistou para o Bloco Nacionalista Galego (BNG) o melhor resultado eleitoral da sua história na cidade ao conseguir eleger doze vereadores, mais um que no anterior mandato.

Apesar de ter ficado às portas da maioria absoluta, a pesada derrota que os nacionalistas infligiram ao PP, que passou de 11 para 7 vereadores eleitos, deixa-os numa posição confortável para continuar a governar o seu bastião durante os próximos quatro anos.

Os 17 050 votos conquistados pela candidatura nacionalista, 43%, contra os 10 725 votos, 27%, do PP, consagram o projeto de autarquia que iniciaram em 1999. Lores e os seus camaradas estão agora a colher os frutos do modelo de cidade que construíram, várias vezes distinguido por organismos internacionais como exemplo de governação local.

O PSOE foi a terceira força política ao eleger 3 vereadores, a Maré Cidadã 2 e os Ciudadanos 1.

BNG obtém maioria absoluta em Carballo

O BNG conseguiu, pela primeira vez na sua história, conquistar a maioria absoluta em Carballo, elegendo 11 vereadores, mais um do que tinha. O PP passou de 8 para 5. Terra Galega, partido galeguista de direita, elegeu 3 e o PSOE 2.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)