Está aqui

Bloco questiona Câmara do Porto sobre apoios à cultura

Mais de 100 trabalhadores a recibos verdes perderam a sua fonte de rendimento na Casa da Música apesar da elevada capacidade financeira da instituição. Foram canceladas várias iniciativas culturais na cidade e muitos profissionais passam dificuldades acrescidas.
Casa da Música
Casa da Música, Wikipedia

Mais de 100 trabalhadores a recibos verdes perderam a sua fonte de rendimento na Casa da Música, no Porto, devido à pandemia, avançou a SIC Notícias. A situação levou os profissionais a lançar uma petição dirigida ao Diretor-Geral da Instituição e o Grupo Municipal do Bloco de Esquerda já pediu esclarecimentos ao Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Os peticionários consideram alarmante “a gestão que está a ser feita da atual crise e a situação em que são colocados estes profissionais, em especial os mais precários, os mais regulares, aqueles que mais dependem da instituição”. Alegam que a direção da Casa da Música terá decidido pagar 75% dos valores contratados aos músicos das formações base dos agrupamentos residentes, contratados através de recibo verde, ao mesmo tempo que descartou todos os outros prestadores de serviços. Não se prevendo qualquer redução significativa de financiamento proveniente do aluguer de salas, subsídios estatais ou do mecenato e existindo um resultado operacional de 935 mil euros, os profissionais afetados consideram a situação incompreensível.

O grupo municipal do Bloco de Esquerda apresentou um pedido de informação ao Presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), através da Assembleia Municipal, dada a existência de um representante do executivo no Conselho de Administração da Casa da Música, onde procura esclarecer se a CMP considera a situação aceitável e se está disponível para propor a reversão da decisão tomada.

Manifestando preocupação com a quebra de rendimentos dos profissionais do sector da cultura em geral, o grupo municipal apresentou um pedido de informação no sentido de esclarecer sobre o número de contratos municipais referentes a serviços culturais que foram afetados e a concretização dos respetivos pagamentos, assim como a necessidade de medidas extraordinárias para apoiar profissionais em dificuldade.

Termos relacionados Política
(...)