Está aqui

Bloco irá propor fim dos exames do 9.º ano

Esta sexta-feira, o Bloco anunciou no parlamento que irá apresentar um projeto para acabar com os exames do 9º ano. O anúncio foi feito durante o debate sobre a reorganização dos ciclos de ensino entre o básico e o secundário.
Fotografia de Paulete Matos
Fotografia de Paulete Matos

O projeto deverá ser apresentado no decorrer da próxima semana. O anúncio do partido foi feito durante o debate de dois projetos de resolução do CDS e do PSP, que recomendam ao governo que estude a reorganização dos ciclos de ensino, em nome da “continuidade pedagógica”. Por sua vez, o PS considera a discussão extemporânea.

No debate, Joana Mortágua, deputada do Bloco, realçou que o Conselho Nacional de Educação considera que a organização dos ciclos de estudo é um “problema estrutural” que muito pesa no insucesso escolar. Mortágua afirmou ainda que “os programas, as metas e os currículos de Nuno Crato também são factores de insucesso escolar, assim como a cultura de retenção, o excessivo peso dos exames nacionais e a ligação entre a conclusão do ensino secundário e o acesso ao ensino superior”.

“Em nome da continuidade pedagógica que o CDS aqui traz à discussão, o Bloco de Esquerda vai apresentar um projeto para acabar com exames do 9.º ano, que neste momento é um anacronismo nesta segmentação que não deve existir entre ciclos de ensino e que impede essa continuidade pedagógica”, acrescentou.

Termos relacionados Política
(...)