BCE prepara a saída da Grécia do Euro, diz a “Der Spiegel”

Revista alemã afirma que a instituição dirigida por Mario Draghi prepara planos de contingência para manter intacto o resto da zona euro e pressiona Atenas para introduzir o controlo dos movimentos de capital.
Mario Draghi, presidente do BCE: preparando a saída da Grécia? Foto de World Economic Forum

Numa antecipação da sua edição desta semana, a revista alemã Der Spiegel afirma que o Banco Central Europeu está a preparar a saída da Grécia do Euro ao mesmo tempo que traça planos de contingência para manter intacto o restante da zona euro. A revista afirma ainda que o BCE tem pressionado o governo de Atenas a introduzir o controlo sobre o movimento de capitais.

Os técnicos do BCE fizeram simulações para tentar projetar as consequências da primeira saída de um país do euro

Os responsáveis do Banco negaram-se a fazer qualquer comentário sobre a notícia.

Segundo a Der Spiegel, os técnicos do BCE fizeram simulações para tentar projetar as consequências da primeira saída de um país do euro. Mas o artigo não dá mais pormenores, remetendo para a edição semanal da publicação.

'Se realmente querem sair, saiam!'

No mesmo sentido falou o ministro das Finanças de Malta, Edward Sicluna, que disse ao jornal Malta Today, referindo-se ao bloco de países liderado pela Alemanha: “Penso que eles chegaram a um ponto em que vão dizer à Grécia: 'se realmente querem sair, saiam!'”

Mas numa conferência de imprensa no início da tarde desta sexta-feira, Angela Merkel e François Hollande afirmaram que o seu objetivo comum é manter a Grécia no euro.