Está aqui

Bancos receberam 23.8 mil milhões em ajudas públicas desde a crise financeira

Entre 2007 e 2018, o valor das ajudas do Estado à banca portuguesa correspondeu à soma do Orçamento de Estado deste ano para a Saúde, Educação, Ciência e Ensino Superior, Planeamento e Infraestruturas e Cultura.
Banco de Portugal
Banco de Portugal. Foto Paulete Matos.

O Banco de Portugal publicou esta terça-feira os números dos fundos públicos disponibilizados à banca portuguesa desde 2007. Ao todo, os bancos pediram 23.8 mil milhões de euros em ajuda estatal, o que inclui as operações de recapitalização da Caixa e os resgates do BPN, BPP, BES, Banif e ainda os empréstimos ao BCP e ao BPI em 2012, que já foram integralmente devolvidos ao Estado.

Fora das contas do Banco de Portugal ficaram as garantias prestadas pelo Estado às instituições bancárias que não tenham sido executadas, mas também a disponibilização de fundos públicos em que o beneficiário direto não foi uma instituição de crédito, mas sim os clientes dessas instituições, como nos casos dos acordos com os lesados do BPP e do BES, acrescenta o documento agora revelado.

Nos montantes envolvidos destacam-se a Caixa Geral de Depósitos, com 6.25 mil millhões de euros, o BES/Novo Banco com 4.33 mil milhões, o BPN com 4.91 mil milhões, o Banif com 3.35 mil milhões, o BCP com 3 mil milhões, o BPI com 1.5 mil milhões e o BPP com 450 milhões.

Entre 2007 e 2011, o Estado financiou sobretudo a Caixa com 2,1 mil milhões, acrescido dos 450 milhões da garantia pública executada pelo consórcio bancário no resgate ao BPP. Foi a partir do início de 2012, já sob o memorando da troika e o governo PSD/CDS, que a torneira dos fundos públicos para a banca privada se abriu, com os milhares de milhões disponibilizados ao BCP, BPI, Banif e BPN. A fatura do custo da resolução do BES seria passada em 2014 e a do Banif já com o governo PS no fim de 2015, seguida da recapitalização da Caixa em 2017 e de nova injeção no Novo Banco em 2018.

Segundo os dados do Banco de Portugal, as sociedades de gestão de ativos criadas após a nacionalização do BPN já reembolsaram os empréstimos concedidos pela Caixa, acrescidos de juros, em 4.33 milhões de euros entre 2012 e 2018.

Termos relacionados Sociedade
(...)