Está aqui

Aves na Europa: uma em cada cinco espécies ameaçada de extinção

A Lista Vermelha das Aves da Europa, efetuada pela BirdLife Europe, avalia o risco de extinção de 544 espécies de ave em mais de cinquenta países e territórios da Europa. Via Interior do Avesso
Pardela do Mediterrâneo, uma das espécies ameaçadas em Portugal. Fotografia: Conselleria de Medi Ambient i Mobilitat, Govern des Illes Balears

Aplicando a nível regional os critérios e categorias da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), de “Pouco Preocupante” até “Extinta”, a Lista Vermelha avalia o risco de extinção de 544 espécies de aves na Europa.

Para um quarto destas espécies, no entanto, não existe informação sobre as tendências populacionais, o que realça a importância de investir mais em censos e programas de monitorização que permitam perceber o estado das populações de aves.

Os dados foram recolhidos por milhares de peritos e voluntários de toda a Europa. Esta é a quarta avaliação realizada pela BirdLife International, depois das edições de 1994, 2004 e 2015. 

Algumas das principais conclusões do estudo são: 
- 1 em cada 5 espécies de ave na Europa está Ameaçada ou Quase Ameaçada de extinção;
- 1 em cada 3 espécies de ave na Europa sofreu um declínio nas últimas décadas;
- Aves marinhas, aquáticas e de rapina são os grupos de aves mais ameaçados e em declínio mais acentuado na Europa:
- Habitats marinhos e agrícolas, zonas húmidas e prados são os habitats com mais aves ameaçadas e/ou em declínio;
- A maioria das cotovias, escrevedeiras e picanços estão agora em declínio;
- Outros grandes grupos taxonómicos em que se observaram declínios significativos são os patos e as aves limícolas;
- 71 espécies (13%) estão ameaçadas (Criticamente em Perigo, Em Perigo ou Vulneráveis) na Europa;
- Outras 35 espécies (6%) estão Quase Ameaçadas
5 espécies continuam Regionalmente Extintas. 

A propósito deste estudo, Anna Staneva, responsável da BirdLife Europe recorda que "as aves estão neste planeta há mais tempo do que nós, mas à velocidade a que os humanos estão a explorar e destruir, estamos a ver algumas espécies a caminhar rapidamente para a extinção. A Lista Vermelha é um recurso crucial para todos os que trabalham para travar as crises climática e da biodiversidade, porque onde as aves estão em perigo, a Natureza está em perigo". 

Claire Rutherford, outra responsável da BirdLife Europe, considera que "uma mensagem desta Lista Vermelha é que podemos melhorar a situação das aves europeias. As populações de aves na Europa estão em queda sobretudo porque estão a perder os seus habitats, e há soluções para isso. O trabalho de restauro a longo-prazo, juntamente com a proteção dos poucos habitats naturais que restam na Europa, irá ajudar não só as aves mas também a humanidade a sobreviver". 

Termos relacionados Ambiente
(...)