No plenário realizado nesta quinta feira, integrado no Dia Nacional de Protesto e Luta da CGTP, a Comissão de Trabalhadores da Autoeuropa apresentou a proposta de aumentos salariais de 3,8%, com um mínimo de 40 euros, para o acordo de empresa que começará agora a ser negociado com a administração.
António Chora, coordenador da CT, declarou ao jornal “Diário Económico”: “Esperamos conseguir o melhor acordo possível com a administração. Para já, tivemos uma boa reacção dos trabalhadores e a expectativa é que seja aceite”.
Segundo o jornal, o comunicado da CT salienta que “apesar da crise”, a empresa apresentou um saldo positivo em 2009, sublinhando que os esforços dos trabalhadores para que a produção do EOS, do Scirocco e da nova Sharan “se realizasse dentro dos prazos, legitima que agora vejam o seu poder de compra melhorado e a aquisição de regalias sociais há muito necessárias”. De acordo com o jornal, a Autoeuropa prevê um aumento de produção já este ano e contratou mais 300 trabalhadores nos últimos dois meses.
A CT, além das reivindicações salariais, pede que a empresa se comprometa a “fazer todos os esforços junto do Governo, das entidades locais e da AFIA [Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel], no sentido de ampliar a quantidade de fornecedores nacionais com qualidade”.