Está aqui

Arrábida: Centenas de pessoas manifestam-se contra vedação do Parque de Merendas da Comenda

Cerca de 300 pessoas mostraram o seu descontentamento contra a vedação colocada pela Seven Properties no Parque de Merendas da Comenda, que era usufruído pela população. Concelhia de Setúbal do Bloco defende que “a Arrábida é de todos, não dos interesses privados”.
Fotos de Vítor Rosa, Fernando Pinho e Abel Raposo.

Realizou-se este domingo uma ação de protesto que juntou cerca de 300 pessoas para mostrar o seu descontentamento sobre a decisão de vedar o acesso ao Parque de Merendas localizado na Serra da Arrábida, na Quinta da Comenda.

Este espaço tem sido, ao longo dos anos, um local de convívio e de encontro de milhares de pessoas residentes no concelho de Setúbal e não só.

Em comunicado, a concelhia de Setúbal do Bloco de Esquerda, presente na manifestação, afirma que “a Arrábida é de todos, não dos interesses privados da Seven Properties”.

“As intenções da Seven Properties - Sociedade de Investimentos S.A., proprietária da Quinta da Comenda, de proceder à vedação do Parque de Merendas e desta forma impedir o usufruto público de um bem que merece continuar a ser de todos e não só de alguns, revela que o crime compensa”, refere a nota.

O Bloco lembra que o Ministério do Ambiente já considerou que os proprietários “têm vindo a violar as normas ambientais aplicáveis ao Parque Natural da Arrábida, nomeadamente no seu plano de ordenamento, depois de emitidos ofícios com parecer negativo, sendo solicitada a sua remoção e existindo processos de contra ordenação pelo ICNF”.

A Câmara Municipal de Setúbal já decidiu embargar a vedação, uma decisão que a concelhia bloquista saúda, “mas revela também as hesitações que tem tido ao longo de todo o processo em que questionada mais de uma vez em assembleia municipal durante o último mandato, não conseguiu responder com a devida transparência”.

Para terminar, os bloquistas acreditam que “este é o tempo de uma resposta inequívoca de todos em defesa do património da Arrábida, da Comenda e do seu Parque de Merendas”.

Termos relacionados Ambiente
(...)