Está aqui

Alemanha: extrema direita garante eleição de líder regional dos liberais

Aconteceu pela primeira vez na Alemanha pós II Guerra: Thomas Kemmerich dos liberais do FDP foi eleito presidente do governo regional graças ao apoio do partido de extrema direita, Alternativa pela Alemanha (AfD). O anterior presidente é do Die Linke.
Thomas Kemmerich dos liberais do FDP foi eleito presidente do governo regional graças ao apoio do partido de extrema direita, Alternativa pela Alemanha (AfD)
Thomas Kemmerich dos liberais do FDP foi eleito presidente do governo regional graças ao apoio do partido de extrema direita, Alternativa pela Alemanha (AfD)

Thomas Kemmerich foi eleito presidente do governo regional do estado da Turíngia, na Alemanha, à terceira volta no parlamento estadual, devido ao voto favorável do partido de extrema direita AfD.

O parlamento da Turíngia, após as eleições de outubro passado, passou a ter a seguinte composição: 29 deputados do partido Die Linke (A Esquerda); 22 da AfD; 21 da CDU (conservadores de direita); 8 do SPD (partido social-democrata); 5 dos Verdes e 5 dos liberais do FDP.

O anterior governo era liderado por Bodo Ramelow, do Die Linke, em aliança com SPD e Verdes. Porém, pelos resultados das últimas eleições, essa coligação deixou de ter maioria no parlamento regional. Após vários meses de negociações, Bodo Ramelow foi derrotado nas duas primeiras voltas e, à terceira, o parlamento elegeu Thomas Kemmerich, devido ao apoio da AfD, mas também dos deputados conservadores da CDU.

O partido de extrema direita AfD é particularmente extremista e xenófobo, destacando-se o seu líder Bjorn Hocke por defender o fim da cultura alemã, no momento em que esta assumiu o arrependimento pelos crimes do regime nazi de Adolf Hitler, segundo refere a Lusa.

Bernd Riexinger, líder do Die Linke, apontou que a eleição de Kemmerich com o apoio da AfD "não se trata de um acidente, mas de uma violação deliberada dos valores fundamentais do nosso país".

Em post na sua página no facebook, o dirigente do Bloco de Esquerda Fabian Figueiredo sublinha: “Não dá para contar com os liberais para defender a democracia da extrema-direita”.

 

Termos relacionados Internacional
(...)