Está aqui

Acampamento Liberdade volta a São Gião no fim de julho

Os jovens do Bloco de Esquerda organizam mais uma vez o seu acampamento em São Gião, Oliveira do Hospital, trazendo “quatro dias de debate, luta, camaradagem, música, dança e festa”.

Entre os dias 27 a 30 de Julho, o Acampamento Liberdade volta a ganhar corpo, mais uma vez em São Gião, Oliveira do Hospital. A Coordenadora Nacional de Jovens do Bloco de Esquerda promete quatro dias de debate, luta, camaradagem, música, dança e festa” e assegura que o evento “não é apenas um acampamento, é o ensaio que fazemos do mundo que queremos”. Nesses quatro dias pretendem “construir esse mundo, um espaço coletivo e autogerido, sem hierarquias, livre de opressões”. As inscrições podem ser feitas neste formulário,

A organização diz tratar-se do “espaço de eleição para formação política de gerações e gerações de jovens de esquerda anticapitalistas que pretendem conhecer outros militantes e recolher ferramentas para uma vida de ativismo e de luta, partilhando as diferentes experiências militantes e fortalecendo a nossa prática coletiva”. Ao longo das suas várias edições tem posto “em cima da mesa da agenda política jovem os temas do trabalho e precariedade, das lutas feministas, antirracistas e LGBTI+, de uma economia que sirva as pessoas e não o capital”.

Ocorrerão no acampamento workshops que “pretendem ser a atividade mais prática do Liberdade, onde podemos aprender ferramentas muito concretas que nos podem vir a ser úteis” e debates que “pretendem ser um espaço de discussão e de partilha em que abordamos a pluralidade de questões e lutas que definem o Bloco”.

Desde já anunciam-se alguns destes debates com temas como «Transgredir o género, construir a luta de classes: potencialidades revolucionárias do marxismo feminista e queer», «Deitar abaixo ou contextualizar? Um debate sobre estátuas coloniais e espaço público», «“My loneliness is killing me”: Saúde mental e capitalismo», «Do Almada Negreiros a Frida Kahlo: arte, sujeito e política» ou «O Capital que pague a inflação».

Termos relacionados Jovens, Política
(...)