A segunda sessão da iniciativa “Vamos” realizou-se esta quinta-feira no Largo de S. Domingos, em Lisboa. Desta vez esteve em debate o tema “democracia e serviços públicos”.
A lançar o debate, Miriam Zaluar recordou que a iniciativa partiu de “um conjunto de activistas que se juntaram para trazer a democracia para onde ela pertence – para a rua.”
Das muitas intervenções que se seguiram, destaque para a médica de família Mara Carvalho, que denunciou que “o Serviço Nacional de Saúde tal como o conhecemos está a morrer”, vítima da péssima gestão e do subfinanciamento. “Há muitos contratos de técnicos que fazem falta e que não são renovados. Ao mesmo tempo, o sector privado tem cada vez mas lucro, e governo faz cada vez mais parcerias público-privadas, desviando para o privado dinheiro que faz falta ao público.” Para a médica, “é preciso salvar o SNS, melhorá-lo e discuti-lo.”
Romana de Sousa, da Associação das Amas da Segurança Social, que representa quase 1500 amas, disse que os meninos que são cuidados por estas profissionais têm tratamento VIP, mas “o Estado não nos valoriza, há amas a passar recibos verdes há mais de 20 anos e agora a Segurança Social quer pôr na rua quem não está em dia com os descontos. Ora a Segurança Social é o nosso patrão, ela deve assumir as suas responsabilidades.”
No Porto, devido às màs condições climatéricas não foi possível concretizar a iniciativa. Mas os activistas do "Vamos" prometem que nos próximos dias haverá novidades no Porto.