Está aqui

“Consumidores ficaram a perder”

Diretor do serviço de custos e proveitos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) substitui Henrique Gomes na secretaria de Estado da Energia. Deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares afirma que esta nomeação “diz muito sobre a independência destes reguladores”.
Foto de Paulete Matos.

 Após ter sido avançada a possibilidade de estar iminente a saída do ministro da Economia Álvaro dos Santos Pereira do governo, esta segunda-feira surge o anúncio de que será o secretário de Estado da Energia a abandonar o executivo. Henrique Gomes será substituído por Artur Trindade, diretor do serviço de custos e proveitos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Confrontado com esta nova informação, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares sublinhou que em causa está “um secretário de Estado que tinha em mãos um dossier imenso, como o preço da eletricidade e como o preço dos combustíveis, uma área onde os portugueses pagam dos preços mais elevados na Europa”.

O deputado bloquista lembrou ainda que Henrique Gomes já teria anunciado que pretendia encetar “ uma reforma que retirava as rendas abusivas, particularmente no setor da eletricidade”, o que lhe valera o confronto direto com António Mexia, presidente da EDP, entre outros.

“Percebemos que, afinal, este secretário de Estado era, aparentemente, o elo fraco deste jogo e que os consumidores ficaram a perder enquanto os grandes grupos económicos ficaram a ganhar com esta escolha”, afirmou Pedro Filipe Soares, adiantando que a nomeação, para secretário de Estado da Energia, de “um membro de uma entidade reguladora dita independente diz muito sobre a independência destes reguladores”.

Cavaco Silva já terá aceite a proposta do primeiro-ministro para a nomeação de Artur Trindade, sendo que este tomará posse enquanto secretário de Estado da Energia esta terça-feira.

Bloco pede audição 

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda já requereu a audição do atual Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, e do Ex-Secretário de Estado da Energia, Henrique Gomes, para prestar esclarecimentos sobre a renegociação dos contratos com as produtoras de eletricidade.

AnexoTamanho
PDF icon Req_Com_OPTC_Sec_Est_Energia.pdf162.65 KB
Termos relacionados Política
(...)