Uruguai

Obituário

Foi guerrilheiro dos tupamaros, passou uma década preso em regime de solitária e tornou-se Presidente do Uruguai e uma das referências da esquerda. Feroz crítico da sociedade de consumo e do “deus mercado”, José Mujica defendia que “a única coisa que não se pode comprar é a vida, a vida é para gastar”.

Uruguai

A Frente Ampla voltou ao poder no Uruguai com um longo processo de unidade e de construção programática que partiu das bases da sociedade. Em entrevista ao Esquerda.net, Pablo Alvarez, dirigente da Frente Ampla, fala sobre esse processo e sobre os desafios que se avizinham.

No Uruguai passará a existir, nos próximos cinco anos, um Governo progressista que construiu um programa com base no conhecimento setorial, na ciência pública e em especialistas, mas também com a capilaridade e sensibilidade social que a sua organização de base lhe permite.

Presidenciais

A coligação de centro-esquerda venceu as eleições presidenciais deste domingo. Promete “diálogo nacional”, “mudança segura” mas também redistribuição dos rendimentos.

O presidente de direita aumentou a idade de reforma de 60 para 65 anos e falou numa reforma “necessária” e “solidária”. Os sindicatos contrapõem que o grande beneficiário é o capital financeiro e que se dificultou as pensões de viuvez e cortou nas pensões por invalidez.