Pensões

Em dois anos, o número quase que triplicou. A maioria encontra-se na Administração Pública, Defesa e Segurança Social e no setor da Saúde e Apoio Social.

Atualização das deduções específicas, proposta pelo Bloco, não era feita deste a troika. Medida passou na Assembleia da República com voto contra do PSD e CDS, e com abstenção do Chega, e vai garantir €246 limpos no processo de liquidação dos impostos.

Os liberais queriam subir a idade da reforma de 65 para 66 anos mas perderam por larga margem. À criação do 13º mês para os reformados opunha-se o governo, com a extrema-direita e o patronato a agitar o fantasma da falência da Segurança Social e do aumento de impostos.

Em 2019, a lei equiparou-os aos mineiros na contagem do tempo para a reforma, mas milhares de trabalhadores das pedreiras têm recebido respostas negativas. José Soeiro acusa o Centro Nacional de Pensões de boicotar o acesso à reforma destes trabalhadores.

O presidente de direita aumentou a idade de reforma de 60 para 65 anos e falou numa reforma “necessária” e “solidária”. Os sindicatos contrapõem que o grande beneficiário é o capital financeiro e que se dificultou as pensões de viuvez e cortou nas pensões por invalidez.