Irlanda

À frente nas sondagens está Catherine Connolly, apoiada pela esquerda, com vantagem sobre Heather Humphreys, do partido de centro-direita Fine Gael. Mas a baixa participação pode vir a determinar outro resultado.

Gail McElroy

Pela lei eleitoral, os candidatos independentes costumam ter força na Irlanda. Atualmente há três eurodeputados independentes. As questões da imigração estão a reforçar esta tendência numa eleição que se disputa em simultâneo com as autárquicas. 

Rory Costello

Com a posição anunciada em conjunto na quarta-feira, passam a ser 146 dos 193 países que integram a ONU a reconhecer a Palestina como Estado. Em Ramallah, Mahmoud Abbas apelou aos restantes países para que “assumam as suas responsabilidades e reconheçam o direito do povo palestiniano à autodeterminação" 

Em entrevista ao Esquerda.net, o presidente nacional do Sinn Féin, Declan Kearney, falou sobre a importância de o partido assumir a liderança do governo no Norte da Irlanda e de, atualmente, ser a maior força política de toda a ilha. Por Mariana Carneiro.

Com o pretexto de eliminar a linguagem antiquada sobre o papel da mulher na Constituição, o governo irlandês propôs uma formulação que levantou dúvidas sobre uma diminuição do papel do Estado na garantia dos cuidados. O resultado foi uma derrota humilhante.

O Dia Internacional da Mulher foi o escolhido para um referendo que pretende tirar da Constituição a ideia de que a família passa só pelo casamento e remete a mulher para o papel de “cuidadora”. Mas redações alternativas propostas pelo governo levantam dúvidas em alguns setores, desmobilizando o voto Sim.

Pedro Sánchez e Leo Varadkar escreveram a Ursula von der Leyen a pedir que a Comissão Europeia reveja os seus acordos comerciais com Israel face às violações do direito humanitário por parte deste país em Gaza.

Michelle O’Neill diz que governará em defesa dos trabalhadores e das famílias e “para garantir mais investimento de forma a assegurar os melhores serviços públicos possíveis”. O Sinn Féin coloca em cima de mesa a possibilidade de um referendo à reunificação dentro da próxima década.

25 anos depois do acordo de paz que acabou com os Troubles na Irlanda do Norte, Chris Bambery defende que as suas limitações se têm vindo a tornar cada vez mais fortes. Um artigo lido por Carlos Carujo.