Está aqui

Habitação: responder à crise

Mapas de zonas a interditar a novo alojamento local na proposta do Bloco.

Bloco propõe congelamento do alojamento local em Lisboa

Março 26, 2019

Manuel Grilo apresentou esta manhã a proposta do Bloco para regular o alojamento local em Lisboa. As licenças devem ser congeladas no nível atual e suspensas desde já nas zonas mais centrais, sendo atribuídas apenas em zonas mais periféricas à medida que forem diminuindo no centro.

Turistas em Lisboa, 2006. Foto de Pedro Ribeiro Simões/Flickr.

Alojamento local: impacto sobre os moradores é maior em Lisboa que em Barcelona

Março 25, 2019

O alojamento local em Lisboa aproxima-se dos números de Barcelona, cidade com o triplo da população. Em Barcelona, a pressão sobre a habitação levou ao congelamento do AL no centro. Em Lisboa, Bloco vai apresentar uma proposta inspirada nesse exemplo.

Prédio Santos Lima. Foto esquerda.net.

Marvila: empresa continua a tentar despejo de inquilinos após recusa da câmara

Fevereiro 27, 2019

Moradores do prédio Santos Lima em Marvila continuam a viver com medo de despejo, mesmo após alterações favoráveis da lei e intimação da câmara à empresa proprietária para realizar obras sem os despejar.

Financeirização da habitação agrava desigualdades sociais

Janeiro 22, 2019

O 4º Relatório do Observatório sobre as Crises e as Alternativas assinala que a “política de habitação quase exclusivamente assente em benefícios fiscais para incentivar os privados a fazer o que o Estado vai abdicando de fazer” se traduz na financeirização da habitação e consequente agravamento das desigualdades.

A deputada bloquista Maria Manuel Rola visitou o bairrou social de Darque, Viana do Castelo, acompanhada pelo deputado municipal bloquista Jorge Teixeira

"Há 20 anos que as obras são consecutivamente prometidas e adiadas"

Janeiro 15, 2019

A deputada bloquista Maria Manuel Rola visitou o bairro social de Darque, Viana do Castelo, que tem “tem cerca de 35 anos e 20 de promessas de obras”. A deputada vai questionar o Governo sobre as obras de qualificação.

Bloco propõe Serviço Nacional de Habitação, “um pouco à semelhança do Serviço Nacional de Saúde” - Foto de Paulete Matos

Entrega da casa liquida o empréstimo, propõe o Bloco

Dezembro 28, 2018

O Bloco de Esquerda apresenta um projeto de Lei de Bases da Habitação, que no caso de um devedor entregar a habitação ao banco essa devolução liquida automaticamente o empréstimo. O projeto cria também um Serviço Nacional de Habitação.

Fidelidade vendeu os prédios onde viviam, agora lutam contra os despejos

Dezembro 26, 2018

O esquerda.net falou com inquilinos ameaçados de despejo nos prédios que a Fidelidade vendeu a um fundo imobiliário. A seguradora investiu em seguida em habitação de luxo, arrematando os terrenos da antiga Feira Popular em Lisboa.

“É preciso coragem para afrontar os interesses imobiliários”

Dezembro 13, 2018

De acordo com Maria Manuel Rola, as “desigualdades entre quem vive do seu trabalho e o privilégio dado a especuladores têm sido aprofundadas, generalizadas e normalizadas” e o que tem faltado “é a coragem política para garantir os direitos das pessoas” à frente do “direito que o dinheiro compra”.

Casal de cegos e filho menor vítimas de despejo vivem em parque de campismo

Dezembro 2, 2018

Esta família, despejada em outubro da casa onde vivia há cerca de 18 anos, foi provisoriamente instalada pela Proteção Civil de Lisboa no Parque de Campismo de Monsanto. Não cumprem os requisitos para a habitação municipal, mas também não têm dinheiro para pagar as rendas atualmente cobradas.

Bloco apresenta propostas para combater especulação imobiliária e defender direito à habitação

Novembro 15, 2018

As propostas apresentadas esta quinta-feira por Mariana Mortágua visam incentivar o arrendamento de longo prazo, investir no parque habitacional público, criar regras fiscais mais justas na tributação de mais valias e lucros imobiliários e eliminar fontes de pressão que hoje existem sobre o mercado imobiliário.

PS, PSD e CDS rejeitaram proposta do Bloco para apoiar "senhorios pobres"

Outubro 18, 2018

A medida bloquista para que seja atribuído aos “senhorios pobres” um apoio ao rendimento foi sujeita a votação no âmbito do grupo de trabalho parlamentar da Habitação. PCP optou pela abstenção.

Manifestação pelo direito à habitação em Lisboa - Foto esquerda.net

Manifestações pelo direito à habitação, contra a especulação imobiliária e os despejos

Setembro 22, 2018

Neste sábado realizaram-se manifestações em Lisboa e no Porto que disseram “Basta à especulação brutal, aos despejos e à segregação”. Bloco anunciou apresentação de “moratória aos despejos alargando abrangência às situações sem alternativa viável”. Veja vídeo da manifestação de Lisboa.

Contra a especulação imobiliária, uma taxa sem tabus

Setembro 15, 2018

A proposta apresentada por Catarina Martins de sujeitar a uma taxa especial, para quem compra e vende num curto período e com muito lucro, não resolve todos os problemas de habitação do país. Mas tem efeitos imediatos.

Combater a especulação imobiliária

Setembro 14, 2018

Desde 2015, o preço da habitação não parou de subir em Portugal. Os últimos dados apontam para um aumento médio de 16,4% entre maio de 2017 e 2018, para o qual contribuíram as valorizações nas áreas de Lisboa e Porto.

Especulação: Bloco esclarece enredo de equívocos criado pelo PS

Setembro 12, 2018

Pedro Filipe Soares lembra que, a 25 de julho, dias após a proposta de penalização fiscal da especulação imobiliária ter sido apresentada ao Governo, a comunicação social foi informada das negociações em curso durante uma conferência de imprensa no Parlamento.

Bloco disponível para continuar negociação sobre taxa contra especulação imobiliária

Setembro 11, 2018

Catarina Martins explicou que o Bloco apresentou a proposta ao Governo pela primeira vez em maio e que “as negociações têm corrido bem com o Ministério das Finanças”. A coordenadora bloquista frisou ainda que esta é uma medida “bastante sensata” que visa travar a especulação imobiliária. Notícia atualizada às 23:32 de 11.09.2018.

Taxa contra especulação imobiliária visa travar “preço galopante das habitações”

Setembro 10, 2018

Catarina Martins explica que a taxa que o Bloco está a negociar com o Governo contraria “sistema fiscal injusto”, em que “é exigido muito esforço fiscal a quem vive do seu trabalho e muito pouco esforço fiscal a quem vive do património e do capital”.

A iniciativa está a ser convocada sob a palavra de ordem: Pelas Nossas Casas. Pelas Nossas Vidas Lutamos! - Foto de Paulete Matos

Manifestações pela Habitação a 22 de setembro

Setembro 3, 2018

Um conjunto de associações e coletivos lançou a iniciativa “Setembro de ação e luta pela habitação”, convocando manifestações para Lisboa e Porto, para o sábado, dia 22 de setembro, às 15 horas.

Aprovação do direito de preferência é “uma vitória contra a especulação imobiliária”

Julho 19, 2018

O Parlamento aprovou esta quarta-feira a proposta do Bloco para proteger os inquilinos ameaçados de despejo em casos como o da Fidelidade. Bloquistas viram ainda aprovados projetos para alterar o regime do alojamento local e combater a precariedade e o assédio no arrendamento habitacional.

Direita e PS protegem mercado especulativo da habitação

Julho 16, 2018

O Bloco requereu a votação dos seus projetos sobre habitação para dia 18. O PS decidirá se vai contribuir para uma nova lei do arrendamento ou se contribui para o agravamento da crise no acesso à habitação.

Compradores dos prédios da Fidelidade têm capital social de 100 euros

Julho 10, 2018

Quatro empresas registadas na Madeira sevem de veículo ao fundo Apollo para adquirir os imóveis por 425 milhões. Lei do Bloco para garantir direito de preferência dos inquilinos vai a votos dia 18.

Despejos são uma verdadeira “tragédia social”, diz Catarina Martins

Despejos são uma verdadeira “tragédia social”, diz Catarina Martins

Julho 1, 2018

Numa sessão pública sobre habitação e despejos, a coordenadora do Bloco voltou a defender a necessidade de uma moratória que pare imediatamente todos os despejos em curso enquanto o Parlamento discute as alterações à lei das rendas.

Fidelidade vende 2 mil frações e ignora direito de preferência de inquilinos

Fidelidade vende 2 mil frações e ignora direito de preferência de inquilinos

Junho 30, 2018

Seguradora dá aos inquilinos a possibilidade de exercer preferência não sobre as frações que arrendam, mas sobre todo o portfólio imobiliário, no valor de 425 milhões de euros. Situação fez acelerar discussão de projeto de lei do Bloco. 

“Crise habitacional tem de ser enfrentada com urgência”

Maio 4, 2018

O deputado Pedro Soares apresentou as propostas do Bloco e desafiou o parlamento a mudar a lei do arrendamento “para que o Artigo 65º da Constituição possa ser efetivamente aplicado”.

O problema da Habitação não se resolve com o extremismo do mercado

Abril 30, 2018

O direito à habitação, um dos direitos constitucionais mais maltratados no nosso país, tem sido ameaçado pela combinação explosiva de quatro dinâmicas.