Está aqui

Habitação: responder à crise

Mariana Mortágua e Rui Tavares no debate desta quinta-feira na SIC

Proibição de venda de casas a não residentes dividiu Bloco e Livre no debate

Fevereiro 8, 2024

Mariana Mortágua e Rui Tavares criticaram decisão de Montenegro de não debater com todos os candidatos. Com diagnósticos comuns sobre a habitação, Livre não acolhe proposta de proibição da venda de casas a não residentes.

Pedro Filipe Soares.

“Haja a coragem de usar a CGD para forçar toda a banca nacional a defender as famílias”

Fevereiro 7, 2024

Pedro Filipe Soares lamentou que PS, PSD, Chega e IL se juntem para defender os banqueiros e os lucros da banca feitos às custas das famílias portuguesas. Bloco quer usar margem da CGD para baixar a taxa de juro cobrada em 1,5 pontos percentuais, aliviando o esforço das famílias.

Mariana Mortágua em frente às antigas instalações da Escola Superior de Dança.

Bloco quer residência de estudantes no antigo edifício da Escola Superior de Dança

Janeiro 31, 2024

Mariana Mortágua participou esta quarta-feira num iniciativa contra a venda, para habitação de luxo, da parcela pública do Palácio Pombal, em Lisboa, defendendo que este edifício, como muitos outras nas mesmas circunstâncias, deve transformar-se em residências universitárias.

Cartaz com uma casa desenhada no meio e as palavras "Impossível" e "pagar" a ladeá-la.

Casa para Viver: Onde são as manifestações de sábado?

Janeiro 26, 2024

O número de manifestações e concentrações agendadas para este sábado multiplica-se um pouco por todo o país, mostrando que a crise na habitação não afeta apenas os grandes polos urbanos. Esquerda.net elenca neste artigo horas e locais das iniciativas.

Casa para Viver: Nova manifestação pelo direito à habitação a 27 de janeiro

Janeiro 12, 2024

Plataforma Casa para Viver sublinha que o agravamento da crise da habitação resulta de “uma política ao serviço da banca e dos grandes interesses económicos, feita por sucessivos Governos que não teve interesse em proteger quem trabalha”. IHRU revela que só 0,1% do mercado privado tem rendas acessíveis.

Mariana Mortágua no debate sobre habitação. Foto de Tiago Petinga/Lusa.

“A crise na habitação é resultado de um pacto de regime”

Outubro 25, 2023

Mariana Mortágua defendeu que a crise na habitação nasceu da vontade política do bloco central. O Bloco propõe controlar rendas, proibir a venda de casas a não residentes, limitar o aumento de rendas e a variação dos juros e acabar com a borla fiscal a residentes não habituais para haver “casas que se possam pagar”.

Mariana Mortágua.

Bloco marca debate parlamentar sobre habitação para a próxima quarta-feira

Outubro 23, 2023

Mariana Mortágua explicou que o Bloco pretende “obrigar o Parlamento a pronunciar-se e a votar” propostas que “podem resolver o problema da habitação hoje”. Medidas passam pela proibição da venda de casas a não residentes, controlo das rendas ou descida dos juros do crédito à habitação.

Mariana Mortágua na Residência Universitária do Pólo da Ajuda, da Universidade de Lisboa.

“Crise da habitação tem reflexo dramático nos estudantes”

Setembro 28, 2023

Mariana Mortágua visitou uma residência universitária em Lisboa e deixou o alerta que sem respostas "à altura da catástrofe", as pessoas desistem do ensino superior e emigram. Bloco apresentou plano de emergência para este ano letivo.

Catarina Taborda na 2ª Marcha pelos Direitos LGBTQIAP+ da Covilhã.

“Radical é não ter uma casa para viver”

Setembro 27, 2023

Catarina Taborda, do coletivo Covilhã a Marchar, defende que não é radical sair à rua para exigir melhores contratos de arrendamento e tetos máximos para as rendas, radical é não ter acesso a um direito constitucional. Concentração do próximo dia 30 tem início às 15h, em frente à Câmara Municipal da Covilhã.

 

Cartaz do Seminário Europeu sobre Habitação.

Esquerda Europeia e Bloco organizam Seminário Europeu sobre Habitação no Porto

Setembro 25, 2023

A iniciativa, que conta com a participação de especialistas e ativistas internacionais, eurodeputados e atores políticos nacionais, terá lugar no Teatro do Bolhão, entre 20 e 22 de outubro.

António Brito Guterres

“Estamos muito longe de cumprir o direito à habitação”

Setembro 23, 2023

Em entrevista para o Esquerda.net, o ativista, assistente social e investigador em estudos urbanos António Brito Guterres falou sobre a transversalidade da crise da habitação, as suas causas e consequências, e as medidas que a poderiam resolver, já aplicadas noutros países europeus.

Mariana Mortágua no Parlamento.

“Lóbi e especulação imobiliária podem ter voz na AR, mas na rua é a voz do povo que manda”

Setembro 21, 2023

Mariana Mortágua lamentou que o Governo insista no erro e recuse três propostas que poderiam resolver a crise da habitação. Sobre as novas medidas do executivo para o crédito à habitação, considera que mais uma vez “as pessoas perdem e a banca ganha”.

Protesto por "Casas para Viver" nas galerias da Assembleia da República.

Protesto por “Casas para Viver” interrompe intervenção do PS no Parlamento

Setembro 21, 2023

Durante a discussão do pacote Mais Habitação, um grupo de ativistas presente nas galerias da Assembleia da República interrompeu a intervenção do deputado Hugo Carvalho, exigindo “Casas para Viver”.

Professores apelam a participação na manifestação Casa para Viver

Setembro 21, 2023

Duzentos professores e educadores subscreveram, até ao momento, apelo lançado pelo grupo Unidos Somos Imparáveis à participação nas manifestações de 30 de setembro pelo direito à Habitação, que ocorrerão em diversas cidades do país.

Graça Marques Pinto na manifestação pelo Direito à habitação de 1 de abril de 2023.

Casa para Viver: “Não faltam razões para Viseu se juntar à manifestação de 30 de setembro”

Setembro 19, 2023

Ativista da Plataforma Já Marchavas, Graça Marques Pinto lembra que Viseu foi a capital de distrito com maior subida das rendas no primeiro trimestre de 2023, e apela à participação na concentração neste município a 30 de setembro, pelas 15h, na Rua Formosa (junto à estátua do Aquilino Ribeiro).

Casa para Viver: “Porto é uma cidade para servir ao investidor estrangeiro”

Setembro 15, 2023

A ativista pelo direito à habitação Patrícia Felício afirma que o Porto está montado de acordo com os planos de Rui Moreira, que passam pela expulsão dos moradores para responder à especulação imobiliária e pressão turística. Manifestação Casa para Viver, de 30 de setembro, tem início na Batalha, às 15h.

Braga: “Rendimentos mal chegam para cobrir despesa do quarto”

Setembro 13, 2023

Vanessa Brandão, do Chão das Lutas, refere que a crise da habitação não se restringe a Lisboa e Porto. Cidades como Braga, e até municípios adjacentes como Famalicão e Guimarães, estão a ser fortemente afetados. Na capital de distrito, a manifestação de 30 de setembro tem início às 15h no Coreto da Avenida.

Mariana Mortágua na manifestação Casa para Viver, de 1 de abril de 2023.

Crise da Habitação: “Governo não é capaz de fazer o básico dos básicos”

Setembro 13, 2023

Mariana Mortágua acusou o executivo socialista de nada fazer para limitar os aumentos de rendas no próximo ano e anunciou que o Bloco entregará um projeto de lei no Parlamento nesse sentido.

Mariana Rodrigues na Manifestação Casa para Viver, em Coimbra, a 1 de abril de 2023

Coimbra: “É necessária mobilização para exigir controlo de rendas já!”

Setembro 12, 2023

Mariana Rodrigues, do movimento Porta Adentro, explica de que forma a crise habitacional se faz sentir em Coimbra e e apela à mobilização para a manifestação de 30 de setembro, às 15h na Praça 8 de Maio.

Catarina critica propostas do Governo por facilitarem despejos e não travarem preços das casas

Abril 16, 2023

Coordenadora do Bloco defendeu que "ou há medidas claras de controlo dos preços de arrendamento, ou de controlo de preços das casas, ou vamos continuar a ter um mercado de habitação que não serve quem tem salário ou pensão em Portugal".

Governo “tem muitas respostas a dar" quanto à sua intervenção nas empresas públicas

Abril 10, 2023

Catarina Martins assinalou o “enorme desgaste deste Governo” e a sua “falta de respostas”, defendendo que é preciso “muito mais decisão sobre a nossa economia e sobre a habitação”.

Um conjunto de imóveis, que foram vendidos em 2018 pela Fidelidade ao fundo Apollo, foram vendidos ao grupo Axa, sem os moradores serem informados – Foto de Paulete Matos

Grupo Axa compra casas que Fidelidade vendeu sem dar direito de preferência a inquilinos

Fevereiro 14, 2020

Uma parte dos 271 imóveis que eram da Fidelidade (do grupo chinês Fosun), e que esta vendeu ao fundo Apollo, foi agora vendida por 200 milhões ao grupo Axa. Moradores desconhecem a mudança de proprietário e continuam sem direito de preferência.

Manifestação pela habitação no Porto, 2018. Foto: O Porto não se Vende/Facebook.

Porto: Bloco propõe alterações ao Alojamento Local para evitar "Disneylândia"

Setembro 19, 2019

Bloco do Porto propôs alterações à proposta de Regime de Alojamento Local da autarquia, que acusa de continuar a optar pelo "turismo e especulação" e permitir que centro histórico vire uma "Disneylândia".

Foto de Paulete Matos.

São precisos dez anos de salários para que famílias portuguesas comprem casa

Julho 28, 2019

Estudo da Comissão Europeia (CE) divulgado na sexta-feira conclui que as habitações em Portugal estão “potencialmente sobrevalorizadas”. A CE revela que, se todos os rendimentos mensais das famílias portuguesas fossem usados para pagar uma casa, seriam necessários cerca de dez anos até conseguirem comprar habitação própria.

Mapas de zonas a interditar a novo alojamento local na proposta do Bloco.

Bloco propõe congelamento do alojamento local em Lisboa

Março 26, 2019

Manuel Grilo apresentou esta manhã a proposta do Bloco para regular o alojamento local em Lisboa. As licenças devem ser congeladas no nível atual e suspensas desde já nas zonas mais centrais, sendo atribuídas apenas em zonas mais periféricas à medida que forem diminuindo no centro.