Fórum Socialismo 2024

Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 pelo físico e investigador Luís Fazendeiro e o biólogo e ex-deputado do Bloco Nelson Peralta.

Nelson Peralta

Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 pelo comentador Daniel Oliveira.

Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 pelo dirigente do Bloco de Esquerda Luís Fazenda.

Luís Fazenda

Sessão apresentada no Fórum Socialismo 2024 pelo historiador guineense Julião Soares Sousa, autor do livro "Amílcar Cabral (1924-1973). Vida e morte de um Revolucionário Africano”.

Nesta comunicação, apresentada no Fórum Socialismo 2024, Carlos Carujo revisita o legado de António Gramsci com a lente de 2024, retirando da política do histórico pensador e político marxista considerações para o século XXI.

Carlos Carujo

Fotos de João Azevedo.

No encerramento do Fórum Socialismo 2024, Mariana Mortágua criticou o "baile de verão" entre PSD e PS sobre o próximo Orçamento do Estado. E anunciou que o Bloco vai apresentar a proposta de 20% de aumento para todos os salários no SNS e majoração de 40% para quem ficar em exclusividade.
 

Fotos de João Azevedo.

Nesta sessão do Fórum Socialismo 2024, Luís Monteiro e Miguel Cardina partem da Revolução dos Cravos para explorarem as potencialidades da memória enquanto motor de transformação.

Luís Monteiro e Miguel Cardina

Fotos de Bruno Moreira.

A sessão “Palestina Vencerá” abriu o Fórum Socialismo em Braga. Catarina Martins exigiu a retirada da bandeira portuguesa ao navio que transporta explosivos para o arsenal israelita. A eurodeputada do Podemos, Irene Montero, exigiu o corte de relações comerciais entre a UE e Israel.

Na sua sessão no Fórum Socialismo 2024, Daniel Oliveira analisa a estratégia mediática da extrema-direita e a resposta da comunicação social que sacrifica a credibilidade para sobreviver no mercado.

Daniel Oliveira

Beatriz Realinho e Allan Barbosa exploram os impactos da ideologia neoliberal no movimento LGBTQI+ no Fórum Socialismo 2024 e problematizam os outros avanços do movimento sob o capitalismo, explicando porque é que a representação só não chega e porque é que ainda é preciso uma política que altere as relações sociais. 

Este fim de semana em Braga, o sociólogo Alan Stoleroff, ativista do grupo Judeus pela Paz e Justiça, apresenta no Fórum Socialismo uma sessão sobre o conceito e a necessidade de combater o antissemitismo hoje em dia, tratando também da confusão introduzida pelos apologistas da política israelita acerca do seu significado.

Alan Stoleroff

Num painel partilhado no Fórum Socialismo 2024, a ter lugar este fim de semana em Braga, Manuel Carlos Silva e Luís Mendes desenvolvem o paradigma de habitação em Portugal e os seus problemas com um contexto económico e social, transformando depois a sua abordagem ao incidir na análise sobre o caso dos bairros populares do Porto e em Braga. 

No Fórum Socialismo de 30 deagosto a 1 de setembro e Braga, Francisco Louçã parte da compilação de lendas para discutir a "tripla aventura" que o orientalismo foi para a Europa dos séculos XVIII e XIX.

Francisco Louçã

No Fórum Socialismo 2024, de 30 de agosto a 1 de setembro em Braga, Joana Bordalo e Sá e Bruno Maia explicam como a degradação do Serviço Nacional de Saúde é feita às mãos do sistema privado de saúde. 

Joana Bordalo e Sá e Bruno Maia

Neste painel apresentado por João Teixeira Lopes no Fórum Socialismo 2024 falar-se-á da relação entre o indivíduo e o capital, do indivíduo enquanto ilha face ao resto da sociedade. 

João Teixeira Lopes