Está aqui

Leonor Rosas

Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA-FCSH. Mestranda em Antropologia sobre colonialismo, memória e espaço público na FCSH. Deputada na AM de Lisboa pelo Bloco de Esquerda. Ativista estudantil e feminista

Artigos do Autor(a)

16 de Novembro, 2022 - 10:28h

No mês em que, uma vez mais, Lisboa se enche de nómadas digitais e empreendedores, que se fala mais de unicórnios do que de habitação para quem cá vive, nunca é demais relembrar: a cidade é de quem nela vive, não de quem a quer vender.

21 de Outubro, 2022 - 11:56h

Só há uma resposta para as políticas do ódio e da pobreza que figuras como Bolsonaro, Le Pen, Ventura ou Meloni representam: uma política de esquerda consequente, que reconstrua o Estado Social e o alicerce numa economia que funcione para todos e não só para alguns.

24 de Setembro, 2022 - 13:24h

O que escondem os 100 anos de Adriano Moreira, figura aparentemente consensual da direita portuguesa e da academia?

31 de Agosto, 2022 - 11:41h

A memória do Holocausto e da violência desencadeada pelo fascismo contra dezenas de milhões de pessoas, particularmente judeus, não pode servir como retórica justificativa de uma ocupação colonial e de um projeto de limpeza étnica.

4 de Agosto, 2022 - 12:46h

Paremos de centrar a conversa em queixas infundadas do comentariado branco e conservador. Está na hora de falar sobre as civilizações que a colonização europeia apagou e exterminou da face da terra e cujos vestígios quer hoje tornar em mercadorias.

5 de Julho, 2022 - 13:28h

Qualquer um de nós que tenha feito uma breve pesquisa pelos sites de arrendamento e compra de casa percebe facilmente que as e os jovens não estão a exigir um T2 no Chiado: queremos casas para viver na nossa cidade - no sítio onde crescemos e queremos continuar a viver.

5 de Junho, 2022 - 22:30h

Nestas últimas semanas, face aos sucessivos ataques ao direito à autodeterminação sobre os nossos corpos - tanto nos Estados Unidos como em Portugal - as palavras escritas naquele cartaz ecoam nas cabeças de todas nós que sabemos que, sim, ainda temos de lutar por isto.

22 de Maio, 2022 - 11:41h

Está na hora de aprofundar o D da Descolonização, se a ocupação dos países africanos já terminou há quase meio século, é este o momento de descolonizar a nossa sociedade, a nossa história e as nossas mentes.

8 de Abril, 2022 - 16:19h

As notícias têm-nos mostrado vídeos e imagens de ataques brutais e da subsequente destruição de várias cidades ucranianas. Desde a Segunda Guerra Mundial e, particularmente, desde a Guerra da Bósnia (1992-1995) que vários autores têm vindo a utilizar o termo urbicídio.

1 de Abril, 2022 - 11:14h

Aqui continuamos, a exigir o fim da propina, a democratização do Ensino Superior, o fim das universidades-fundação, o aumento da ação social, o fim do fosso salarial nas instituições de Ensino Superior, a descolonização curricular e o aumento da oferta de residências universitárias.

Páginas